Três profissionais do Crea-MG vão se juntar a outros dois na cidade do Centro-Oeste de Minas
Equipe embarcou na manhã desta quarta-feira para Ipatinga (Fernando Michel/Hoje em Dia)
Mais três engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) embarcaram, na manhã desta quarta-feira (15), para Ipatinga, onde vão realizar estudos detalhados sobre a análise do solo e das áreas de risco. A cidade da região Centro-Oeste do Estado foi atingida por uma tempestade no último dia 12, deixando 10 mortos e um rastro de destruição. Outros dois profissionais já estão na cidade.
Durante o embarque na manhã de hoje, o governador Romeu Zema (Novo), anunciou em coletiva de imprensa uma série de ações para mitigar os impactos das fortes chuvas que vêm atingindo o estado, em especial a cidade de Ipatinga. Os cinco engenheiros vão realizar estudos detalhados sobre a análise do solo e das áreas de risco.
"Queremos que esse trabalho seja feito com critério e cuidado, para que ninguém precise sair sem um embasamento técnico. Também buscamos identificar áreas que, embora pareçam seguras, podem não ser", explicou o governador.
O chefe do executivo mineiro destacou que micro e pequenas prejudicadas pelas inundações, com perdas significativas de estoques terão ajuda do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que disponibilizará linhas de crédito específicas. Além disso, está sendo elaborada uma proposta para financiamento de moradias em áreas seguras, beneficiando famílias que vivem em regiões de risco.
"Já que algumas (empresas) perderam totalmente estoque que ficou na água ou na lama, estamos também já construindo uma proposta não só para Ipatinga, como para todas as cidades que estão tendo moradias afetadas, ou em área de risco, uma linha de crédito para as prefeituras utilizarem na construção de residências.
Outras iniciativas anunciadas por Zema incluem a antecipação do Piso Mineiro de Assistência Social para cidades em situação de emergência. Ipatinga, por exemplo, receberá cerca de R$ 1 milhão de forma imediata. "O recurso será transferido de maneira única, permitindo às prefeituras gerenciar melhor as ações sociais", detalhou Zema.
O governador também mencionou a mobilização de detentos para ajudar na limpeza das vias públicas e remoção de entulhos. Em Ipatinga, 165 detentos já estão atuando. Além disso, a Defesa Civil tem fornecido kits de higiene, colchões e outros itens essenciais para desalojados e desabrigados, que atualmente estão em abrigos provisórios, como o Estádio Ipatingão e escolas municipais.
Questionado sobre as ações preventivas, Zema ressaltou os avanços obtidos em seu governo, como a construção de piscinões na Região Metropolitana de Belo Horizonte e o fornecimento de equipamentos modernos para a Defesa Civil. "Hoje, temos muito mais tecnologia, com disparos de avisos de alerta e viaturas 4x4 para atender zonas rurais", afirmou.
O governador destacou que muitos óbitos poderiam ser evitados com mais conscientização da população. Das 26 mortes registradas no estado até o momento, 11 ocorreram por imprudência, como tentar atravessar enxurradas. "Pedimos às pessoas que tenham cautela e evitem se expor ao perigo", alertou.