Tolerância Zero foca em coletivos com grande número de denúncias por parte dos usuários
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Ônibus que passam pela Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, são alvo de uma operação de fiscalização da BHTrans na manhã desta terça-feira (25). O primeiro coletivo alvo da ação Tolerância Zero, um veiculo da linha 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI), um dos mais denunciados por usuários nos canais de reclamação da autarquia, os fiscais identificaram problemas no elevador, luz traseira, para-brisa e ar do freio. O ônibus teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida.
Até o momento, três coletivos foram fiscalizados e todos eles tiveram a AT recolhida por conta de problemas encontrados pelos fiscais.
"Essa fiscalização é parte de um programa em que nós verificamos a qualidade dos ônibus a condição que eles estão para poder operar. Ela já aconteceu em quase 3 mil ônibus ao longo desses cinco meses de operação. A ação tem um objetivo de dar a melhor qualidade de transporte da população de Belo Horizonte. Obviamente nós temos alcançado resultados significativos, nós temos a entre as capitais brasileiras a frota de menor idade média. Os menores nível de falha dos veículos em todos os sistemas brasileiros pesquisados, disse André Dantas, superintendente de Mobilidade da Sumob.
A escolha dessas linhas para serem fiscalizadas, segundo o executivo municipal, ocorre após um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo da capital pelas equipes da Sumob, levando também em consideração os registros de reclamações feitos pelos passageiros. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros.
A Operação Tolerância Zero chega a quatro meses de atuação em Belo Horizonte com um saldo de 1.793 ações de fiscalização e 11.822 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média de quase 100 veículos fiscalizados por dia. As operações geraram 11.927 autuações, 383 ATs recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais-, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.