Tolerância Zero

VÍDEO: ônibus da Estação São Gabriel são alvo de operação de fiscalização da BHTrans

Tolerância Zero foca em coletivos com grande número de denúncias por parte dos usuários

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
25/06/2024 às 07:54.
Atualizado em 25/06/2024 às 08:35
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Ônibus que passam pela Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, são alvo de uma operação de fiscalização da BHTrans na manhã desta terça-feira (25). O primeiro coletivo alvo da ação Tolerância Zero, um veiculo da linha 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI), um dos mais denunciados por usuários nos canais de reclamação da autarquia, os fiscais identificaram problemas no elevador, luz traseira, para-brisa e ar do freio. O ônibus teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida.

Até o momento, três coletivos foram fiscalizados e todos eles tiveram a AT recolhida por conta de problemas encontrados pelos fiscais. 

"Essa fiscalização é parte de um programa em que nós verificamos a qualidade dos ônibus a condição que eles estão para poder operar. Ela já aconteceu em quase 3 mil ônibus ao longo desses cinco meses de operação. A ação tem um objetivo de dar a melhor qualidade de transporte da população de Belo Horizonte. Obviamente nós temos alcançado resultados significativos, nós temos a entre as capitais brasileiras a frota de menor idade média. Os menores nível de falha dos veículos em todos os sistemas brasileiros pesquisados, disse André Dantas, superintendente de Mobilidade da Sumob.

A escolha dessas linhas para serem fiscalizadas, segundo o executivo municipal, ocorre após um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo da capital pelas equipes da Sumob, levando também em consideração os registros de reclamações feitos pelos passageiros. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades.  Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros.

A Operação Tolerância Zero chega a quatro meses de atuação em Belo Horizonte com um saldo de 1.793 ações de fiscalização e 11.822 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média de quase 100 veículos fiscalizados por dia. As operações geraram 11.927 autuações, 383 ATs recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais-, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por