Investigação da Polícia Civil

VÍDEO: organização criminosa é acusada de torturar e ameaçar moradores na 'Favela do Cafezal'

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
17/06/2023 às 14:52.
Atualizado em 17/06/2023 às 14:58
 (Divulgação / PCMG)

(Divulgação / PCMG)

Uma operação da Polícia Civil (PCMG), realizada na manhã deste sábado (17), buscou desarticular uma organização criminosa da comunidade conhecida como “Favela do Cafezal”, no aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. 

Nesta etapa das investigações, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na capital, em Divinópolis, no Oeste de Minas e em Foz do Iguaçu (PR). Nenhum suspeito foi preso nesta fase, mas a PCMG já identificou oito suspeitos, que estão sendo monitorados pela polícia.

Cerca de 50 agentes participaram da "Operação Café”, que teve como objetivo recolher provas contra os líderes do grupo, desmantelar a estrutura financeira da organização,  diminuir o poder econômico e consequentemente a ação dos membros na comunidade.

Durante a operação os policiais apreenderam várias anotações sobre o tráfico, dois veículos, rádios transmissores e cumpriu mandados de sequestro de dois imóveis e bloqueio de bens e contas. 

Segundo o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Bustamante, do Departamento Estadual de Operações Especiais, as investigações começaram há cerca de dois anos. Além do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro através da compra de veículos e imóveis, os integrantes do grupo podem ser investigados pela prática de outros crimes, como homicídio, ameaça e tortura de moradores da comunidade, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros. 

“Na prática de tráfico de drogas existem outros crimes, que chamamos de crimes periféricos, como homicídio, ameaça e tortura, tudo que possa demonstrar força e controle da região”, observou o delegado. 

Ainda de acordo com Bustamante, as investigações continuam e novas medidas cautelares podem ser expedidas pela Justiça. 

(Divulgação / PCMG)

(Divulgação / PCMG)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por