Gastronomia regional

VÍDEO: Queijo Minas Artesanal é o carro-chefe do Mercado Municipal de Uberlândia

Produto que agora tem chancela da Unesco retrata a gastronomia regional no centro de compras

Michael Martins*
Especial para o Hoje em Dia
Publicado em 14/12/2024 às 08:04.

UBERLÂNDIA - Fonte de renda para cerca de mil produtores rurais do Triângulo, o Queijo Minas Artesanal (QMA) também movimenta o comércio da região. Um dos principais pontos de venda é o Mercado Municipal, no Centro da cidade. O espaço valoriza a gastronomia regional e é o lugar certo para quem procura o QMA, que agora promete conquistar ainda mais os paladares mundo afora. O modo de fazer da iguaria foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

Andar pelos corredores do Mercado Municipal de Uberlândia é se aprofundar pela cultura local. Os visitantes encontram produtos de artesanato e típicos da culinária. Entre tantas opções de farinhas, doces caseiros, temperos e cachaças, o queijo é um dos carros-chefes do centro de compras, erguido em 1944 e tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

Rafael de Paula, da banca “Vô Chico” (Michael Martins)

Rafael de Paula, da banca “Vô Chico” (Michael Martins)

Ao longo desses 80 anos de história - que serão completados em 25 de dezembro -, destaque para a loja “Vô Chico”, instalada há seis décadas. Parte do sucesso está justamente no Queijo Minas Artesanal que é oferecido na banca, como conta o comerciante Rafael de Paula, de 43 anos.

 “A venda dele (QMA) trouxe a minha estabilidade de vida, crescimento da minha família. Isso veio da parte do meu avô e foi passando pelos meus pais, meus tios”, diz Rafael. O espaço, fundada em 1963 pelo avô dele, Francisco Antonio de Paula - o Senhor Chico -, vende cerca de 60 peças de queijo por dia.

Com 44 boxes, Mercado fica no Centro da cidade (Michael Martins)

Com 44 boxes, Mercado fica no Centro da cidade (Michael Martins)

Mercado Municipal de Uberlândia recebe cerca de 5 mil visitantes por semana

Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Mercado Municipal conta com 44 boxes, com artesanato e gastronomia, além de botecos e restaurantes. Em média, cerca de 5 mil visitantes passam pelo centro de compras por semana. Alguns espaços passam por reforma. Conforme a diretora do mercado, Lidiane Costa, as obras de revitalização devem ficar prontas daqui a quatro meses. 

* Viajou a convite do Governo de Minas

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por