PBH diz que avalia "criteriosamente" as causas da queda das estruturas
Vigas estão jogadas no leito do rio (Rogério Correia / Hoje em Dia)
Vigas de concreto utilizadas para dar sustentação às laterais do canal aberto para o Arrudas despencaram no leito do ribeirão. São pelo menos quatro estruturas danificadas, que podem ser vistas na avenida dos Andradas, próximo ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), na região Central de Belo Horizonte.
Não há informações sobre as causas do problema. A situação preocupa, caso os devidos reparos demorem a ocorrer e outras vigas se soltem, conforme informou o engenheiro civil Geovanni Cremonezi, que atua na área há mais de 10 anos.
“No local nós temos várias vigas, mas se outras caírem, a situação piora bastante e já causa preocupação. A longo prazo, casos as paredes comecem a tombar, elas vão interferir no asfalto, podendo causar afundamento de pista, por exemplo”, afirma o engenheiro.
Segundo ele, o problema pode ter relação com as cheias do ribeirão provocadas pelas chuvas. "O nível da água sobe e a correnteza acaba interferindo no apoio por suporte metálico, que tem um chumbador próprio para segurar a viga. A correnteza pode ter prejudicado esse chumbador, deixando a viga solta”.
Para o reparo é necessário interditar a via e utilizar um guindaste para içar as peças e verificar se podem ser reaproveitadas.
De acordo com a Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), uma equipe técnica avalia "criteriosamente" as causas da queda das estruturas, chamadas de vigas estroncas, para tomar as medidas de engenharia necessárias.
A pasta também ressalta que a travessia de pedestres deve ser feita apenas em local adequado, pois as vigas não têm essa finalidade.
Belo Horizonte tem registrado fortes chuvas nos últimos dias. O Ribeirão Arrudas é conhecido por transbordar em alguns pontos, provocando estragos.
A previsão para os próximos dias é de mais precipitações. De acordo com a Defesa Civil, a capital está em alerta para a possibilidade de pancadas de 40 a 60 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de quinta-feira (5).