AGOSTO LILÁS

Violência doméstica: PM caça agressores de mulheres e reforça importância da denúncia

Ações integradas entre os Batalhões estão sendo feitas durante o mês de conscientização

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
05/08/2024 às 14:16.
Atualizado em 05/08/2024 às 15:59
Ação faz parte do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher (PM/Divulgação)

Ação faz parte do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher (PM/Divulgação)

Caçar suspeitos de violência contra a mulher e encorajar as vítimas a denunciar os agressores são os principais objetivos de uma campanha iniciada nesta segunda-feira (5) pela Polícia Militar. As ações integram o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim dos atos de covardia.

A campanha lançada nesta segunda é nacional, mas as ações da corporação foram intensificadas desde a última quinta-feira (1), segundo a tenente coronel Ivana Ferreira Quintão, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica.

Conforme a oficial, estão sendo feitas atividades de preparação dos militares de primeira resposta à violência doméstica e ações conjuntas com os batalhões para localizar autores com mandados de prisão em aberto que estão soltos, além da distribuição de panfletos com dicas da PM sobre que providências as vítimas devem tomar.

Nas emergências, como os casos de flagrante, a vítima deve ligar imediatamente para o 190, telefone da PM. Em outras situações, é possível conseguir orientações de como prosseguir pelo número 180 (Disque Denúncia).

As vítimas também podem procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Casa da Mulher Mineira, ambas da Polícia Civil. 

A campanha também conta com o apoio de outras forças de segurança do Estado. Para a tenente, a ação é importante para conscientizar a população. “Temos que encorajar as mulheres para que os órgãos de proteção consigam erradicar a violência doméstica”, afirma Ivana Quintão.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por