Transporte público

Vistorias em ônibus em BH poderão ser terceirizadas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
08/08/2023 às 13:29.
Atualizado em 08/08/2023 às 13:50
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O serviço de vistoria em ônibus do sistema de transporte público em Belo Horizonte poderá ser terceirizado. A autorização foi publicada nesta terça-feira (8), em portaria da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), no Diário Oficial do Município (DOM). 

De acordo com o texto, “como alternativa às vistorias periódicas dos veículos” realizadas pela Sumob, concessionárias e permissionários deverão apresentar um laudo de inspeção veicular emitido por profissional legalmente habilitado, ou por Instituição Técnica Licenciada - ITL, credenciada para cada veículo a eles associado.

O laudo de inspeção veicular deverá ser apresentado com cópias dos seguintes documentos:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vigente;
  • Certificado de aferição do tacógrafo;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • Autorização de Tráfego - AT (somente para as concessionárias);
  • Certificado de autenticidade das assinaturas eletrônicas do laudo e da ART.

A publicação traz ainda que os laudos deverão ser entregues com antecedência máxima de 30 dias, e mínima de 5 da validade da Autorização de Tráfego (AT), respeitando a convocação enviada mensalmente.

Segundo a Sumob, os laudos de inspeção considerados em desconformidade com a normatização/regulamentação vigentes serão devolvidos à concessionária, devidamente protocolados. Neste caso, a concessionária deverá providenciar a correção e protocolar a entrega de novo laudo no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por