Mauro Condé*
Naquela noite de muito calor ... num terreno baldio lotado de curiosos acontecia uma ferrenha briga de galos valendo muito dinheiro.
Depois de terminada a peleja ... José Arcadio Buendía ... o dono do galo vitorioso ... teve a sua honra publicamente ofendida por Prudencio Aguilar ... dono do galo perdedor e líder de uma gangue violenta e perigosa.
De sangue quente e transbordando de emoção negativa ... Arcadio partiu pra cima do ofensor e o atingiu com um golpe de lança fatal.
Depois dessa tragédia ... ele pegou a esposa e fugiram vagando sozinhos pela selva adentro ... até que ...
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento ... usando como meio de transporte excelentes séries disponíveis em streaming.
Elas me levaram para Cartagena ... na costa caribenha da Colômbia. ... onde fui recebido por Gabriel García Márquez ... a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
- Morrer é ser esquecido ... viva de forma a fazer uma falta imensa quando você for embora dessa vida.
- Proporcione ao mundo o agradável prazer da sua ausência ... de forma que você seja lembrado(a) por todo o sempre.
García Márquez é o famoso escritor colombiano que escreveu o livro “Cem Anos De Solidão” pelo qual foi laureado com o Prêmio Nobel.
Seu livro acaba de virar tema de uma deliciosa série da Netflix.
Sua obra ... eterna ... é considerada a segunda melhor de toda a história da escrita latina, atrás apenas de Dom Quixote.
Depois de muito tempo vagando pela selva, o casal Buendía chegou a um terreno abandonado nas margens de um rio distante.
Lá se estabeleceram ... tiveram filhos e fundaram a cidade de Macondo ... ao lado de parentes e amigos que chegaram depois para ajudar na fundação de uma das comunidades mais fabulosas do mundo literário.
Desmembrando o título à luz da história do livro ficamos sabendo que “Cem Anos” reflete o tempo que entrelaça sete gerações da família Buendía.
E que “De Solidão” faz referência ao sentimento que exprime o tema recorrente e central do texto ... representando a impossibilidade de escapar do destino familiar ... a falta de laços afetivos profundos e a incapacidade de encontrar um sentido para a “felicidade”.
Se você estiver procurando algo para fugir do tédio ... da monotonia e da rotina do dia a dia ... Macondo e seus habitantes podem muito ajudar.
* Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco