Volkswagen Up! ou Ford Ka? Quem leva a melhor no comparativo entre os modelos?

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
11/04/2015 às 12:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:35
 (VW e Ford)

(VW e Ford)

Automóveis com motores três cilindros estão ganhando força no mercado brasileiro, por serem mais eficientes que as tradicionais unidades quatro cilindros que equipam os populares. Presentes no Brasil desde 2011, quando a Kia lançou a segunda geração do Picanto e, dois anos depois, com a chegada do Hyundai HB20, os bloquinhos com cilíndros ímpares ganharam visibilidade com a chegada dos pequenos Volkswagen up! e Ford Ka, que estrearam no ano passado e cairam no gosto do público.
O up! chegou ao mercado no início de 2014, e o Ka surgiu em meados do segundo semestre do ano passado. De acordo com a Federação Nacional da distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2015 o caçula da Ford já acumula 14.668 unidades licenciadas e é o vice-líder do mercado, atrás do Fiat Palio. Já o up! vem na quinta posição, com 12.289 emplacamentos.
Estratégia
Com nomes monossilábicos, cada um tem sua estratégia de mercado. O up! tem opção de carroceria duas portas e preço inicial para brigar no segmento de entrada, enquanto o Ka oferece, além do motor 1.0, uma unidade 1.5 de 111 cv, compartilhada com o irmão Fiesta, de olho em quem busca conteúdo. Para equilibrar o duelo, vamos comparar as versões mais sofisticadas com propulsores três cilindros, que são: Ka SEL e White up!. Descubra quem levou a melhor!   Outros concorrentes: Nissan March e Hyundai HB20   O Nissan March agora tem motor 1.0 três cilíndros de 77 cv. A unidade se destaca por oferecer um nível de vibração abaixo de seus concorrentes, graças ao uso de contrapesos que atenuaram a tremedeira costumaz nos motores com cilíndros ímpares. Seu preço parte de R$ 36 mil   O Hyundai HB20 compartilha seu motor três cilindros 1.0 de 80 cv com o Kia Picanto, pioneiro no segmento. A unidade é destinada às versões de entrada do hatch sul-coreano. Com três anos de mercado, o motorzinho caiu no gosto do consumidor. A partir de R$ 37.995.     Estilo

As formas do up! não podem ser consideradas como as mais sedutoras. Seu desenho apela para a funcionalidade. Por ser um subcompacto no mercado europeu, suas linhas privilegiam o máximo de espaço no habitáculo.
Acabamento

O Acabamento do up! está longe de ser referência. O revestimento utiliza materiais pobres e não recobre todo interior, e há partes metálicas à mostra. Por outro lado, a montagem é justa, o que reduz ruídos.
Espaço

O up! não é um automóvel espaçoso: estreito e baixo, não é recomendado para motoristas de estatura elevada. Por outro lado, suas medidas diminutas o tornam muito versátil no trânsito urbano. Quem viaja atrás vai ridiculamente apertado.
Porta-malas

Comporta 285 litros de volume. Mais que o modelo europeu, pois a VW Brasil aumentou o bagageiro para caber o estepe. Além disso, ajuste do assoalho permite distribuir melhor a bagagem.
Conteúdo e versões

Com cinco versões e duas opções de carroceria. Na topo Red/Black/White up!, oferece de série direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, rádio com CD/MP3/USB/iPod e Bluetooth, além de rodas de liga leve aro 15 e faróis de neblina. Como opcional há, bancos em couro e sistema de entretenimento Maps & More, com GPS.
Segurança

Airbag duplo e sistema Isofix. Nos testes do Latin Ncap, teve nota máxima (5) na proteção de adultos e quatro para crianças. Além disso, seu índice de reparabilidade pelo Cesvi Brasil é 11, o mais baixo do mercado.
Motor e desempenho

A unidade 1.0 12v de 82 cv tem excelentes respostas, principalmente em baixas rotações, o que dá elasticidade para o up!. O carrinho é muito ágil e ganha velocidade rápido. A VW declara aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 s e máxima de 163 km/h.
Transmissão

A transmissão segue o mesmo padrão de qualidade VW, com encaixes justíssimos e uma maciez impressionante. Além disso, pode ser equipada com caixa automatizada I-Motion, que o encarece em R$ 3.100.
Freios

Freio a disco sólido, na frente, e tambor, na traseira, com ABS e EBD.
Suspensão

A suspensão é firme, como em todo bom VW, e, por ser baixo, encara curvas com mais convicção que o rival, mas cobra seu preço em pisos irregulares e esburacados.
Consumo

Na cidade, faz 10 km/l abastecido com álcool e 13,2 km/l com gasolina. O up! recebeu nota A no programa do Inmetro e é considerado mais econômico do mercado.
Preços   O up! tem um amplo leque de versões, que partem da básica Take up! (duas portas) a partir de R$ 30 mil. A versão “colorida” (Red/White/Black) parte dos R$ 44.890. Se o consumidor optar pela transmissão automatizada I-Motion, o valor sobe para R$ 47.990. Completíssimo, seu preço salta para R$ 50.060.
Veredicto   O up! se sobressai pela funcionalidade, menor consumo do país, nota máxima em proteção aos ocupantes e menor custo de reparo. NOTA 7     Estilo   A Ford se inspirou em concorrentes como VW Gol e Chevrolet Onix. Apesar da falta de ousadia, carrega a atual identidade visual da marca, com grade no estilo “Aston Martin”. Impõe mais presença que o concorrente da VW.
Acabamento   É um”popular” e, portanto, não tem sofisticação. Utiliza plásticos duros, mas o estilo (como o do Fiesta e EcoSport) passa boa impressão. Destaque para a variedade de porta-objetos.
Espaço   Ele não é grande, mas é alto (1,52 metro), o que permite uma posição de dirigir mais elevada e otimiza o espaço interno. Quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas e não esbarra a cabeça. É seu grande trunfo em relação ao concorrente.
Porta-malas   Para privilegiar o espaço no banco traseiro, seu porta-malas acabou 10% menor que o do up! e carrega apenas 257 litros. Na prática, ele leva duas malas pequenas e uma mochila.   Conteúdo e versões   A Ford oferece três versões de acabamento , sendo a SEL a mais sofisticada. De série ele oferece, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, computador de bordo, sistema de entretenimento Sync que integra rádio/CD/MP3/USB/iPod e conexão Bluetooth, além de rodas de liga leve aro 15 e faróis de neblina.
Segurança   Airbag duplo, sistema Isofix de cadeirinha e programa eletrônico de estabilidade (ESP). O Ka não passou pela avaliação do Latin NCAP (crash-test) nem foi classificado ainda pelo índice de reparabilidade do Cesvi Brasil.
Motor e desempenho   A unidade três cilindros 1.0 12v de 85 cv é a mais potente da categoria. O carrinho tem respostas rápidas e se comporta como um 1.4, mas é fraco em baixas rotações. Nas ultrapassagens, basta descer uma marcha que o motorzinho enche com mais vigor.   Transmissão   A transmissão manual de cinco marchas tem engates justos.
Freios   Freios a disco sólido, na dianteira, e tambor, na traseira, com ABS e EBD. No entanto, leva vantagem por contar com assistente de partida em rampa (Hill Holder), que mantém, na subida, o freio acionado dando tempo para o motorista acelerar sem voltar nem um centímetro.
Suspensão   Com acerto bem equilibrado, tem firmeza nas curvas e maciez em pisos irregulares.
Consumo   Abastecido com álcool, na cidade, ele roda 9,6 km/l. Apesar de ter recebido nota A pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, sua eficiência é menor que o VW.
Preços   O Ká é oferecido em cinco versões, sendo que a mais barata parte dos R$ 37 mil. Já a versão SEL é oferecida por R$ 43.190. Seu único opcional é a pintura metálica que acresce R$ 1.085.
Veredicto   Caiu nas graças do público com seu visual mais atraente, mesmo sem as avaliações de crash-test e de reparabilidade. NOTA 6      

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