Sem chuva significativa desde maio deste ano, Belo Horizonte voltou a registrar precipitações na tarde desta sexta-feira (16). Na região Centro-Sul, a chuva superou a média do mês de junho, chegando a 129,8% do esperado, segundo a Defesa Civil municipal.
De acordo com o órgão, a última precipitação na capital foi registrada em 1º de junho, na região do Barreiro, porém sem grande impacto, já foram apenas 3,1 mm (cada milímetro equivale. a um litro de água jogado sobre um m²).
O período de estiagem vem desde maio. Nesse mês, segundo a Defesa Civil, não foi registrado dia com pricipitações significativas. Choveu em apenas duas das nove regionais durante todo o mês passado.
Nesta sexta (16), foram registradas chuvas em quatro das nove regionais no período de uma hora e meia. Na região Noroeste, o acumulado foi de 0,2 mm; na Pampulha, de 0,4 mm, em Venda Nova, foi de 1,6 mm. O destaque ficou com a região Centro-Sul, que atingiu 14,8 mm, correspondendo a mais de 129% do esperado para o mês de junho.
Leia mais: