Projeto ainda precisa passar pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
(Alexandre Netto / ALMG / Divulgação)
A análise do Projeto de Lei proposto pelo governador Romeu Zema (Novo) para o reajuste de 3,62% aos servidores do Estado ficará suspensa pelo menos até esta quinta-feira (23). Um pedido de vista foi feito nesta quarta (22) durante a votação do texto na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O regime interno da ALMG determina pelo menos 24 horas para que os documentos sejam analisados. O pedido foi feito pelo deputado estadual Sargento Rodrigues (PL). Segundo a assessoria do parlamentar, a expectativa é que a proposta só seja analisada em plenário na próxima semana.
Nesta quarta-feira (22) o texto chegou a ser aprovado pela Comissão de Administração Pública e entrou em votação na comissão de Fiscalização - a última etapa antes do texto ser votado. A votação contou com a participação de sindicatos da área da segurança que criticaram o reajuste salarial de 3,62%.
Eles afirmam que o percentual proposto não cobre as perdas provocadas pela inflação do ano passado, que ficou em 4,52%. Devido a insatisfação, os servidores adotaram o regime de "estrita legalidade" - quando parte dos serviços é suspensa por protesto e eles cumprem à risca o que está determinado na lei.