Escola Estadual Dom Aristides Porto (Leonardo Queiroz )
A votação do 2° turno para escolher o próximo presidente do Brasil segue tranquila em Montes Claros. Apesar de alguns locais de votação ter formado longas filas a votação foi mais rápida em comparação ao primeiro turno. Somente em Montes Claros mais de 287 mil eleitores devem ir às urnas até as 17h deste domingo.
A recepcionista Kátia Costa que acompanhou o seu pai para exercer a cidadania conta que foi muito tranqüilo em relação ao primeiro turno. “Realmente me surpreendeu a agilidade que foi a votação neste domingo. As filas estão mais organizadas e os mesários estão recolhendo a documentação antes das pessoas entrarem para votar dando agilidade no processo. Vim acompanhar o meu pai e diferente do primeiro turno foi bem mais tranqüilo”, conta.
A mesária Graciele Dantas da Escola João de Freitas Neto fala da tranquilidade neste domingo “Tudo correndo dentro da normalidade, um domingo tranqüilo onde as pessoas estão calmas e comparecendo de modo organizado e imagino que será assim até o fim da tarde”, conta.
No primeiro turno em Montes Claros o candidato Bolsonaro teve 44,90% dos votos dos eleitores somando um total de 99.858 votos enquanto o candidato Lula do PT obteve 46,63% dos votos totalizando 103.694 votos no município. Votos em branco somaram 1,61% e Nulos 3,20%.
Também opera desde a última sexta-feira um centro integrado de comando e controle instalado na sede da 11° Região integrada de Segurança Pública em Montes Claros composto pelas polícias militar, civil, penal e Corpo de Bombeiros.
O tenente Cel Luciano Magalhães Chaves, comandante do 10° Batalhão da PM explica sobre o trabalho que está sendo realizado neste segundo turno. “Estaremos acompanhando todos os registros, ocorrências, infrações administrativas e crimes eleitorais e junto com a policia civil, Policia Federal, Justiça Eleitoral e Ministério Publico adotando as providencias legais para que o caso requer. Nossa região são 77 municípios e estaremos antes e pós o resultando com oficiais escalados em todos os municípios com reforço e viaturas”, conta.
“A estrutura é semelhante ao efetivo do primeiro turno com a mesma escala anterior para os policiais. Esperamos que o processo eleitoral encaminhe mais rápido no segundo turno em razão de ser somente um candidato a ser votado e a orientação é que as pessoas procurem ir mais cedo ao local de votação e respeitem as diferenças e opiniões e também o resultado nas urnas”, finaliza o Ten. Cel Luciano.
Até o fechamento desta matéria, 11hs de 30 de Outubro de 2022 não havia nenhum registro de ocorrência e a eleição segue tranqüila em Montes Claros.