Wada explica que exames antidoping de laboratórios suspensos serão avaliadas

Estadão Conteúdo
06/05/2016 às 14:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:18

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) explicou que as amostras avaliadas por três laboratórios que foram recentemente suspensos pela organização serão reavaliadas. Nas últimas semanas, a Wada fechou laboratórios antidoping na China, em Portugal e na África do Sul, os impedindo de examinar testes às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio.

O presidente da Wada, Craig Reedie, explicou que os outros 31 laboratórios credenciados pela Wada em todo o mundo vão receber mais amostras para avaliação. "É importante que os atletas saibam que, como um resultado destas suspensões, todas as amostras irão agora ser transferidas de forma segura para algum dos 31 laboratórios restantes com acreditação da Wada em todo o mundo, garantindo assim que não existam lacunas nos procedimentos de análise de amostras de antidoping e que a integridade das amostras seja totalmente mantida", afirmou, em comunicado oficial.

Reedie também declarou que os atletas limpos "não precisam se preocupar" com a possibilidade de testes terem sido comprometidos. "Os atletas não necessitam ficam preocupados que a análise da amostras anteriores no laboratório seriam de qualquer forma comprometida pela suspensão, pois a Wada requer que laboratórios suspensos reavaliem os resultados da análise de amostras passadas e a reanálise de atletas a partir de um determinado período de tempo necessário", disse.

A Wada não detalhou as falhas cometidas pelos laboratórios mas sugeriu que equipamentos ultrapassados e resultados "falsos negativos" seriam possíveis razões para as suspensões.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por