Yoani Sánchez enfrenta protestos no México

AFP
12/03/2013 às 20:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:49

MEXICO - A blogueira e opositora cubana Yoani Sánchez foi recebida com protestos, nesta terça-feira (12), por um pequeno grupo de simpatizantes do governo de Cuba, no momento em que concedia uma entrevista coletiva no Senado mexicano.

Sánchez foi convidada pelos senadores do conservador Partido Ação Nacional (PAN) e falou sobre a importância da liberdade de expressão quando foi interrompida por uma mulher que se identificou como simpatizante do Movimento Mexicano de Solidariedade a Cuba.

"Este não é recinto para convidar esta mulher (Sánchez)", protestou a assistente, ao se aproximar até a mesa onde estava a blogueira para mostrar-lhe uma bandeira americana coberta com dólares.

"Vá morar no centro de Havana, isto é o que faz a propaganda de meu país", respondeu Sánchez.

Em Cuba, toda a imprensa está sob controle estatal, incluindo os dois jornais de alcance nacional, enquanto que o acesso à Internet e aos meios eletrônicos é muito restrito.

Outros simpatizantes do regime cubano presentes no evento vaiaram Sánchez.

"Convivi toda a minha vida com estes tipos de atos. Lamentavelmente isto é algo inerente a minha vida, à vida de todos os cubanos, que alguém venha, te insulte, te agrida e não queira ouvir o que tem para dizer", comentou Sánchez antes de concluir a coletiva.

A autora do blog Geração Y (Generación Y, em espanhol) visita a capital mexicana após conseguir seu passaporte e permissão para viajar em razão da reforma migratória em Cuba. Durante cinco anos, Sánchez tentou obter autorização para sair de seu país.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por