(Instagram/Reprodução)
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou a liberação de R$ 196 milhões para a saúde de Minas Gerais. A verba foi antecipada pelo governo federal e, conforme o ministro Henrique Mandetta, deve ser disponibilizada em quatro parcelas. Do montante, R$ 4 milhões serão destinados para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem Córrego Mina do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A portaria que garante a verba extra foi publicada na edição desta terça-feira (19) no Diário Oficial da União.
Pelas redes sociais, Zema afirmou que o recurso beneficiará aproximadamente um milhão de pessoas e será destinado à atenção hospitalar, vigilância, atendimento para saúde mental, prevenção, controle de epidemias e ações que possam garantir o bem-estar e o cuidado com a população. Ao lado do governador, o ministro Mandetta informou que a verba trará "um pouco de alento para a saúde de Minas Gerais".
Mar de lama
Dezoitos municípios que foram afetados pela lama de rejeitos que vazou da barragem vão receber uma quantia para dar suporte à população, como assistência psicológica e atendimento na área de saúde mental. "Sabemos que Brumadinho precisa de mais ajuda e trabalhamos exatamente para estender a mão ao município", declarou o governador.
Em publicação nas redes sociais, o chefe do executivo estadual disse que "não é fácil lidar com a questão das barragens, principalmente sendo a mineração uma atividade tão relevante para a economia do Estado". E prosseguiu: "mas seguimos buscando uma solução que equacione a garantia da segurança das pessoas e a viabilidade da atividade econômica que levamos até no nome do nosso Estado".