Segurança

Zema diz que novo sistema de som do Carnaval deixará foliões ‘despreocupados’ sobre risco de assalto

No Ensaio Geral da festa em BH, neste sábado, caixas de som ficarão em pontos estratégicos ao longo de 500 metros da avenida dos Andradas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
12/01/2024 às 15:45.
Atualizado em 12/01/2024 às 16:32
 (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

(Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

O novo sistema de som do Carnaval de Belo Horizonte vai levar mais segurança aos foliões. Pelo menos esta é a aposta do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que esteve nesta sexta-feira (24) na montagem das estruturas para o Ensaio Geral da festa, que acontece neste fim de semana, na avenida dos Andradas, região Leste de BH. 

Zema disse que o sistema de sonorização terá caixas em pontos estratégicos ao longo de 500 metros da avenida. A estrutura vai amplificar o som das bandas e das baterias, descentralizando o áudio apenas ao redor dos trios elétricos. Com isso, a expectativa é reduzir aglomerações em torno dos veículos.

“Isso faz com que o Carnaval fique sem grandes aglomerações, porque, no passado, as pessoas ficavam como sardinhas em lata em torno do trio elétrico. É mais conforto e mais segurança, um ponto que nós prezamos muito, para que o folião venha despreocupado e não fique tenso, vendo se tem algum criminoso atuando ou não”, disse o governador, em entrevista à rádio Itatiaia.

O sistema de som da festa tem investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Minas, por meio de patrocínio da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). No lugar de trios elétricos, os blocos terão apoio de “trens elétricos”, caminhões mais baixos, que permitem maior contato de regentes e banda com a bateria.

Além da estratégia para reduzir a aglomeração, o chefe do Executivo afirmou que o Carnaval de BH vai contar ainda com um reforço do policiamento para garantir mais segurança aos foliões.

Ensaio Geral 

O Ensaio Geral do Carnaval acontece neste sábado (13) e domingo (14) e terá a apresentação de 24 blocos. A expectativa é que o evento reúna 50 mil pessoas nos dois dias. A concentração começa às 10h, com dispersão será às 20h.

O trânsito estará fechado entre a avenida Silviano Brandão e a rua Alphonsus Guimarães, com operação da BHTrans para orientar os motoristas na região. Segundo o Governo de Minas, os ambulantes estão autorizados a operar sem credenciamento prévio durante esses ensaios e haverá estrutura de banheiros em todo o trajeto.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por