Medidas fazem parte do pacote da adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag)
(Alexandre Netto/ALMG)
O governador Romeu Zema (Novo) sancionou os projetos que autorizam o governo estadual a transferir para a União a parte societária na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). As leis foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (23).
As medidas fazem parte do pacote da adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O objetivo das propostas é repassar os ativos à União como forma de amortizar 20% do saldo devedor e dessa forma obter melhores condições no refinanciamento da dívida, atualmente estimada em R$ 165 milhões.
Apesar da federalização, as sedes da companhia têm que permanecer em Minas, segundo as leis. Além disso, o governo estadual está autorizado a receber ativos, bens e direitos das empresas.
A transferência das estatais foi aprovada no início de julho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Outros ativos do Estado também podem ser entregues à União, como Copasa, Cemig e a Empresa Mineira de Comunicação, conforme afirmou o vice-governador Mateus Simões (Novo). Além disso, a gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) também pode ser transferida. Todos os projetos ainda precisam de aval do Legislativo.
Leia mais: