A ação, realizada ao longo de todo o mês de novembro, teve como objetivo combater os crimes virtuais no estado
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), prendeu 147 pessoas envolvidas em estelionato digital durante a operação “Se deu dúvida, é golpe!”. A ação, realizada ao longo de todo o mês de novembro, teve como objetivo combater os crimes virtuais que têm se proliferado no estado.
A ação, que contou com a participação de diversas forças policiais, resultou em um número expressivo de prisões em Minas Gerais e em outros estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Os criminosos presos são responsáveis por 636 ocorrências de estelionato e possuem um total de 85 anos de condenação por diversos crimes, como furto, roubo, receptação, tráfico de drogas e falsificação de moeda.
A campanha “Se deu dúvida, é golpe!”, lançada em outubro, tem como objetivo principal conscientizar a população, especialmente os idosos, sobre os riscos dos golpes virtuais. Os criminosos utilizam diversas técnicas para aplicar os golpes, como o famoso “pix errado”, promoções falsas, falsos atendentes de bancos e boletos adulterados.
Leia mais:
Influencer 'Seu Tião' vai ajudar a conscientizar população contra estelionato virtual em Minas
Operação Cortina de Aço prende três suspeitos de tráfico de drogas em Minas