GENTE & NEGÓCIOS

Anglo American conclui acordo para incorporar a Serra da Serpentina ao Minas-Rio

Vale transferirá os direitos minerais e propriedades de Serpentina e pagará US$ 157,5 milhões em dinheiro para adquirir participação acionária de 15% do Minas-Rio

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
02/12/2024 às 19:48.
Atualizado em 02/12/2024 às 19:57
Empreendimento Minas-Rio (Divulgação Anglo American.)

Empreendimento Minas-Rio (Divulgação Anglo American.)

A Anglo American anunciou ontem o fim das negociações para adquirir os recursos minerais de alto teor da Serra da Serpentina, da mineradora Vale, conforme anunciado em fevereiro deste ano. Com essa transação, o novo corpo mineral será integrado ao empreendimento Minas-Rio, que continuará a ser controlado, administrado e operado pela Anglo American – incluindo futuras expansões.

De acordo com os termos da parceria, a Vale transferirá os direitos minerais e propriedades de Serpentina e pagará US$ 157,5 milhões em dinheiro (sujeito a ajustes) para adquirir uma participação acionária de 15% do Minas-Rio. A Vale também terá a opção de adquirir uma participação adicional de 15% no Minas-Rio, caso ocorra uma futura expansão do empreendimento, e com valor a ser definido.

Para Duncan Wanblad, presidente da Anglo American, “este é um exemplo de lógica industrial: reunir os recursos para desbloquear um valor significativo. A integração gerará sinergias por meio da utilização da infraestrutura do Minas-Rio para acelerar o desenvolvimento de Serpentina”. Ainda de acordo com o executivo da Anglo American, “a integração de Serpentina cria a possibilidade de dobrar nossa produção pellet feed de qualidade nas próximas décadas e, assim, ajudar nossos clientes na descarbonização dos processos siderúrgicos”.

“O Minas-Rio seguirá contribuindo para o desenvolvimento responsável e sustentável da mineração na América Latina, juntamente com as operações de cobre em Quellaveco no Peru e nossas operações no Chile, gerando emprego, renda, impostos e oportunidades para os países da região. Seguimos firmes com nossa estratégia de negócio, tendo sempre em primeiro lugar a segurança, gerando valor para todos os públicos com os quais nos relacionamos”, destaca Ruben Fernandes, diretor regional Américas.

“Passaremos a ter um plano de lavra único e integrado, de forma que os recursos da Serra da Serpentina serão beneficiados em nossa planta já existente, o que potencializará o trabalho responsável, eficaz e seguro que vem sendo realizado em nosso empreendimento. Além disso, poderemos reforçar o forte compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades anfitriãs, seguindo o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.

A parceria não inclui ou afeta a participação de 50% da Anglo American no terminal de exportação de minério de ferro localizado no Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

Leia também:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por