Material irregular apreendido em ações de fiscalização e não retomado pelos candidatos e partidos políticos será encaminhado para associações e cooperativas de reciclagem
Falta menos de um mês para o 1º turno das eleições municipais e as cidades já estão repletas de propaganda de candidatos. Santinhos, banners e faixas que precisam ter algum destino após a disputa. O TRE-MG lançou, nesta quarta-feira (11), uma campanha para orientar sobre o descarte correto dos materiais.
Segundo o Tribunal, ao final da eleição os candidatos, partidos políticos, coligações e federações partidárias poderão encaminhar as sobras de materiais de propaganda eleitoral para cooperativas e associações parceiras da Justiça Eleitoral mineira.
De acordo com a campanha “Eleições Sustentáveis 2024”, a entrega pode ser feita durante o período eleitoral ou logo após as eleições. São 181 associações e cooperativas em 145 municípios. Confira a lista na página oficial da campanha.
O TRE também vai encaminhar para as associações e cooperativas de reciclagem o material de propaganda irregular apreendido em ações de fiscalização e não retomado pelos candidatos e partidos políticos
O material de propaganda irregular apreendido em ações de fiscalização e não retomado pelos candidatos e partidos políticos também será encaminhado pelo TRE para associações e cooperativas de reciclagem.
Ao término da campanha, o Tribunal divulgará o total de material recolhido. Além de promover uma maior conscientização sobre o descarte correto de resíduos de propaganda eleitoral e consequente redução da poluição gerada no período, a campanha também fomenta e valoriza o trabalho das associações e cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis.
A campanha Eleições Sustentáveis é realizada pelo TRE-MG desde 2018. Confira os resultados da campanha nos anos anteriores.