Mesmo com reservas, Atlético não teve problemas para vencer o Democrata (Pedro Souza/Atlético)
O Atlético venceu o Democrata de Governador Valadares por 3 a 0 e garantiu a primeira colocação geral da fase inicial do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o Alvinegro vai encarar o Athletic, melhor segundo colocado, nas semifinais da competição, tendo a vantagem de decidir em casa e ainda se classificar para a final com um empate no agregado.
A vantagem do Atlético também vai valer para a final, onde, se classificar, pode encarar América ou Cruzeiro, que fazem a outra semifinal. Os jogos das semis serão nos dias 11 e 18 de março.
O jogo
O Atlético teve controle total do jogo na primeira etapa, e chegou com perigo logo aos seis minutos. Rubens disparou na esquerda e cruzou para Vargas na área, o chileno estava sozinho e teve que correr para chegar na bola, mas quando chegou, pegou muito mal e mandou para fora. Aos 19, o próprio Vargas chegou a marcar após bate-rebate na área, mas o árbitro marcou toque de mão de Nathan Silva nessa confusão. Aos 24, o camisa 11 arriscou de fora da área e levou perigo de novo. Aos 43, Mariano fez belo cruzamento que encontrou Hyoran, que cabeceou firme para o gol, abrindo o placar. Inicialmente o gol foi anulado por impedimento, mas após uma revisão de cinco minutos, o VAR confirmou.
Na segunda etapa, o Democrata tentou sair mais para o jogo, deixando espaços para o Atlético. Aos oito minutos, em um desses espaços, Pavón foi acionado na direita e cruzou na primeira trave para Sasha bater e ampliar o placar. Quatro minutos depois, Pavón foi novamente acionado e dessa vez cruzou rasteiro para Vargas, mas o chileno escorregou e perdeu a chance de chutar. Aos 17, Hyoran acertou a trave após cobrança de falta rasteira na entrada da área. Na sequência, em cobrança de escanteio, o mesmo Hyoran colocou a bola na cabeça de Vargas, que mandou para o fundo do gol e marcou o terceiro atleticano.
Depois do gol atleticano, o jogo ficou morno, sem grandes chances para os dois lados. O Democrata tentou chegar mais, mas sem sucesso. Já o Atlético foi "se animar" de novo quando Hulk entrou em campo, mas também não criou muito perigo.
FICHA TÉCNICA
DEMOCRATA GV 0 X 3 ATLÉTICO
Democrata
Glaycon; Douglas, Gabriel Marques, Mendonça (Bruninho), Rony e Léo Carioca; Mateus Silva (Felipe Hereda), Matheuzinho (Luann) e Nael; Pablinho (Luiz Fernando) e Brandão (Diego). Técnico: Paulo Schardong
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Hyoran (Hulk) e Igor Gomes (Nathan); Pavón (Pedrinho), Vargas e Sasha (Sasha). Técnico: Eduardo Coudet
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 04 de março de 2023 (sábado)
Local: Mamudão, Governador Valadares
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira, auxiliado por Magno Arantes Lira e Filipe Ramos de Santana
VAR: Michel Patrick Costa
Cartões amarelos: Mendonça, Léo Carioca e Rony (Democrata); Vargas, Sasha (Atlético)
Cartão Vermelho: Léo Carioca (Democrata)
Gols: Hyoran, aos 43 minutos do primeiro tempo, Sasha, aos 08, e Vargas, aos 17 minutos do segundo tempo (Atlético)
Leia mais