(Marvin Recinos/AFP )
Belo Horizonte registrou, nestes três primeiros meses do ano, 299 casos de dengue. Há ainda outros 2.714 casos notificados, aguardando resultados. Nas Regiões Leste e Nordeste, está concentrado o maior números de casos suspeitos, 460 e 461 respectivamente, segundo balanço da Secretaria de Saúde da capital.
Para conscientizar a população, o grupo Mobiliza SUS programou uma ação especial neste fim de semana durante os jogos pelo Campeonato Mineiro. Os estádios Mineirão e Independência estão exibindo vídeos informativos sobre a doença. Além disso, nesse sabádo (25) e domingo (26), durante os intervalos das partidas, o campo é invadido por "focos" do Aedes aegypti. A meta é chamar atenção para os riscos da dengue, Zika e chikungunya.
Ao longo da próxima semana, o Mobiliza SUS-BH intensifica as atividades de conscientização em áreas comerciais e de centros de saúde com abordagem informativa, esquete, intervenção lúdica e panfletagem.
Chikungunya
Até o momento, foram confirmados14 casos de chikungunya, sendo 11 contraídos fora de Belo Horizonte e três dentro da cidade.Há ainda 17 casos em investigação para a doença.
Zika
Até o momento foram confirmados três casos de zika na capital. Há 46 casos notificados, 33 de BH e 13 de outros municípios. Dos 33 casos de moradores da capital, 20 foram investigados e descartados os outros sete continuam em investigação.
Microcefalia
Em 2017, foram notificados 18 casos de microcefalia, ainda pendentes de investigação, em Belo Horizonte, 14 são da capital e quatro de outros municípios.