Três candidatos aparecem tecnicamente empatados na reta final: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL)
(Montagem - Maurício Vieira/ Hoje em Dia e Valéria Marques/ Hoje em Dia)
Quase 2 milhões de belo-horizontinos vão às urnas neste domingo (6) para decidir quem disputará o segundo turno das eleições na capital. A julgar pelas últimas pesquisas, a definição será voto a voto. Dez candidatos estão no páreo, mas três aparecem tecnicamente empatados na reta final: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL). É a disputa mais acirrada na cidade pelo menos desde os anos 2000.
Os dois deputados estaduais e o atual prefeito têm 21% das intenções de voto, mostrou o Datafolha na última quinta-feira (3). Tramonte, que liderava com folga a preferência do eleitorado desde a pré-campanha, caiu sete pontos percentuais em relação à pesquisa feita em 17 e 18 de setembro pelo mesmo instituto. O candidato apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos) foi de 28% para 21%. Fuad subiu, passando de 18% para 21%. O mesmo ocorreu com Engler, que tem como principal cabo eleitoral o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e cresceu de 18% para 21%.
Só em 2008 BH viu uma disputa tão apertada em 1º turno, quando Marcio Lacerda (PSB) teve 43,59% dos votos válidos e Leonardo Quintão (PMDB, hoje MDB) somou 41,26%. A terceira colocada foi Jô Moraes (PCdoB), com apenas 8,82%. O resultado final deu vitória a Lacerda.
Para tentar conquistar o voto dos indecisos nos momentos finais da campanha, os candidatos intensificaram a campanha nesta sexta-feira (4) e voltam às ruas com intensa agenda neste sábado (5).
Mauro Tramonte participa de caminhada no bairro Tupi, na região Norte, a partir das 10h, e às 15h faz ato na Praça 7, no Centro.
O prefeito Fuad Noman terá uma roda de conversa com eleitores às 9h na Vila dos Marmiteiros, no Padre Eustáquio (Noroeste), seguida por caminhada a partir de 10h45 nas vilas Apolônia, no Jardim Leblon (Venda Nova) e do Índio, na mesma região.
Já Bruno Engler promove carreata às 11h com a participação de Nikolas Ferreira, Cleitinho e Eduardo Bolsonaro, com saída na avenida Álvaro Antônio, cruzamento com a Via do Minério.
A candidata Duda Salabert (PDT) fará o plantio de mudas no Pomar BH, na avenida Prentice Coelho, esquina com rua do Sanhaço, no bairro Caiçaras (Noroeste), a partir das 9h30.
Gabriel Azevedo (MDB) terá uma maratona de eventos com carreata pelas nove regionais de BH. O primeiro será às 8h30 e o último a partir das 18h, na região Oeste, seguindo para o Barreiro.
Rogério Correia (PT) programou uma “caminhada da virada” a partir das 9h30, com encerramento na Praça 7, no Centro. Como reforço, terá a presença da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo.
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral em Minas (TRE-MG) é a de que o resultado do primeiro turno, com indicação de quem seguirá para o “segundo round”, no dia 27, seja anunciado no início da noite de domingo (6).
Leia mais: