Decisão ocorre após a confirmação de dois óbitos pela doença na cidade, que registra 31 notificações de casos prováveis
(Reprodução SES/MG)
A cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, determinou a suspensão das aulas em toda a sua rede municipal de ensino. A medida é de caráter preventivo e foi tomada após o registro de uma disparada nos casos de febre maculosa, com dois óbitos já confirmados no município.
A suspensão abrange dois sábados letivos (20/9 e 4/10) e os dias entre 1º e 6 de outubro.
Os dados mais recentes do executivo municipal, atualizados em 26 de setembro, indicavam 31 notificações de casos prováveis de febre maculosa. Desses, 10 estavam em investigação, 14 em tratamento, 5 foram descartados e 2 foram confirmados, com 2 evoluindo para óbito.
Em nota, a secretária municipal de Educação, Márcia Regina de Oliveira Bárbaro, explicou que a suspensão de seis dias é uma medida preventiva para garantir a segurança da comunidade escolar, em virtude da situação de emergência em saúde pública.
"Até o momento, não há confirmação de casos de alunos infectados, porém existem casos suspeitos que estão sendo acompanhados e aguardam o resultado de exames", afirmou a secretária.
Durante o período em que as aulas estiverem suspensas, a Secretaria Municipal de Saúde irá monitorar de perto a situação. Serão realizadas ações de desinfecção e dedetização em todas as unidades escolares, com o objetivo de controlar e eliminar possíveis vetores da doença.
A Secretaria Municipal de Educação já divulgou o cronograma para a reposição dos dias letivos cancelados:
Data Cancelada / Data da Reposição