Após queda no estadual, técnico terá mais de 30 dias de trabalhos até estreia na série A
Leonardo Jardim e Pepa no Cruzeiro (Montagem / Foto: Gustavo Aleixo - Cruzeiro)
Após a queda na semifinal do Mineiro, o técnico Leonardo Jardim só voltará a campo em uma partida oficial com o Cruzeiro daqui a 36 dias. O tempo sem jogos é o maior dos últimos anos, superando o do compatriota Pepa, que ficou 24 dias sem atuar até a estreia na Copa do Brasil de 2023.
Assim como foi para Pepa, o tempo servirá para Jardim conhecer o elenco e tentar colocar em prática o estilo de jogo que almeja. Para não perder ritmo de jogos, o português deverá solicitar ao staff celeste jogos amistosos até a estreia da equipe no Brasileirão, prevista para o dia 30 de março, contra o Mirassol, em Belo Horizonte. A Raposa ainda não divulgou o planejamento do clube.
Anunciado no dia 10 deste mês, Jardim esteve em campo em três jogos: na derrota para o Democrata-GV, e nos jogos contra o América pela semifinal do Mineiro, e comandou poucas sessões de treinos, nos 12 dias de trabalhos na Raposa.
Pepa foi contratado para ocupar a vaga de Pezzolano, que deixou o time após ser eliminado pelo América na semifinal do Mineiro de 2023. O português foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 20 de março daquele ano. Após os primeiros treinos, o comandante estreou em um amistoso contra o RB Bragantino, nove dias depois.
De virada, o Cruzeiro venceu o Massa Bruta, por 3 a 2, em Bragança Paulista. No dia 6 de abril, a português teve mais um confronto amistoso, dessa vez, contra o Juventude, na Toca II.
Assim como foi contra o RB Bragantino, o time saiu atrás no placar e fez o vira-vira, fechando o duelo em 3 a 1. Após esses jogos, Pepa teve mais uma semana livre de trabalhos até o primeiro jogo oficial.
Diferente dos amigáveis, a estreia em jogos oficiais veio com derrota para o Náutico, por 1 a 0, na ida da terceira fase da Copa do Brasil, em Recife, no dia 13 de abril. Três dias depois veio o primeiro jogo na série A, ano que marcou o retorno do time à elite nacional. Jogando na Neo Química Arena, o time celeste foi superado pelo Corinthians por 2 a 1.
Em agosto, o Cruzeiro anunciou a demissão do treinador. Foram 25 partidas à frente do clube, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas. Ele saiu com um aproveitamento de 38%.
Leia mais