PORTUGUESES NA TOCA II

Com queda no Mineiro, Jardim repete longo período sem jogos do compatriota Pepa

Após queda no estadual, técnico terá mais de 30 dias de trabalhos até estreia na série A

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/02/2025 às 12:16.
Leonardo Jardim e Pepa no Cruzeiro (Montagem / Foto: Gustavo Aleixo - Cruzeiro)

Leonardo Jardim e Pepa no Cruzeiro (Montagem / Foto: Gustavo Aleixo - Cruzeiro)

Após a queda na semifinal do Mineiro, o técnico Leonardo Jardim só voltará a campo em uma partida oficial com o Cruzeiro daqui a 36 dias. O tempo sem jogos é o maior dos últimos anos, superando o do compatriota Pepa, que ficou 24 dias sem atuar até a estreia na Copa do Brasil de 2023.

Assim como foi para Pepa, o tempo servirá para Jardim conhecer o elenco e tentar colocar em prática o estilo de jogo que almeja. Para não perder ritmo de jogos, o português deverá solicitar ao staff celeste jogos amistosos até a estreia da equipe no Brasileirão, prevista para o dia 30 de março, contra o Mirassol, em Belo Horizonte. A Raposa ainda não divulgou o planejamento do clube. 

Anunciado no dia 10 deste mês, Jardim esteve em campo em três jogos: na derrota para o Democrata-GV, e nos jogos contra o América pela semifinal do Mineiro, e comandou poucas sessões de treinos, nos 12 dias de trabalhos na Raposa. 

Pepa chega ao clube após eliminação para o América

Pepa foi contratado para ocupar a vaga de Pezzolano, que deixou o time após ser eliminado pelo América na semifinal do Mineiro de 2023. O português foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 20 de março daquele ano. Após os primeiros treinos, o comandante estreou em um amistoso contra o RB Bragantino, nove dias depois. 

De virada, o Cruzeiro venceu o Massa Bruta, por 3 a 2, em Bragança Paulista. No dia 6 de abril, a português teve mais um confronto amistoso, dessa vez, contra o Juventude, na Toca II.

Assim como foi contra o RB Bragantino, o time saiu atrás no placar e fez o vira-vira, fechando o duelo em 3 a 1. Após esses jogos, Pepa teve mais uma semana livre de trabalhos até o primeiro jogo oficial. 

Diferente dos amigáveis, a estreia em jogos oficiais veio com derrota para o Náutico, por 1 a 0, na ida da terceira fase da Copa do Brasil, em Recife, no dia 13 de abril. Três dias depois veio o primeiro jogo na série A, ano que marcou o retorno do time à elite nacional. Jogando na Neo Química Arena, o time celeste foi superado pelo Corinthians por 2 a 1.

Em agosto, o Cruzeiro anunciou a demissão do treinador. Foram  25 partidas à frente do clube, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas. Ele saiu com um aproveitamento de 38%.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por