(Frederico Haikal/Hoje em Dia)
A Prefeitura de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, emitiu um comunicado nesta quinta-feira (19), suspendendo o Carnaval na cidade. O motivo, de acordo com o Executivo, é a dificuldade financeira enfrentada pelo município.
No comunicado, o Executivo explica que “há outras prioridades na cidade, que não podem ser esquecidas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança”.
Considerado um dos festejos mais tradicionais da Grande BH, o Carnaval em Nova Lima é conhecido pelo resgate das marchinhas. O bloco mais antigo da cidade é o Bloco dos Sujos, que conta a história dos operários que trabalhavam nas minas próximas da cidade e saíam pelas ruas do município, mesmo sujos de trabalho para brincarem a folia.
Incertezas
A crise econômica e a mudança de prefeitos na maioria dos municípios de Minas farão do Carnaval deste ano uma festa mais enxuta. Em algumas cidades, como Uberlândia (Triângulo), Pouso Alegre e Passos (Sul), a programação já foi cancelada. Em várias outras, os novos gestores avaliam a situação do caixa para decidir se terão condições de pôr, literalmente, o bloco na rua.
Como muitos prefeitos ainda não tomaram pé de toda a herança administrativa, decisões sobre como será o Carnaval ainda não foram tomadas em várias localidades.