Depois de Mano Menezes, Cruzeiro volta a ter treinador com diploma máximo da Uefa

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
12/05/2016 às 17:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:24
 (site)

(site)

Após a excelente passagem de Mano Menezes pela Toca da Raposa II entre setembro e dezembro de 2015, o Cruzeiro volta a apostar em um técnico habilitado com o Curso de Treinadores UEFA-Pro Nível IV, o mais alto diploma concecido pela entidade que rege o futebol europeu.

Com as idas de Juan Carlos Osorio (ex-São Paulo) para a Seleção do México e do próprio Mano para o Shandong Luneng (China), o português Paulo Bento será um dos dois únicos treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016 qualificados pela Uefa. O outro é Milton Mendes (ex-Atlético-PR), atual campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano com o Santa Cruz.

Assim como havia acontecido com Mano, o ex-técnico da Seleção de Portugal assume o comando do Cruzeiro em meio a um panorama conturbado no clube celeste. E a boa formação teórica e prática do treinador de 46 anos foi um dos diferenciais valorizados pela diretoria na contratação, na esperança de repetir o sucesso obtido com o gaúcho (relembre abaixo).

Bento começou como técnico em 2005, no Sporting, e dois anos depois concluiu o nível mais alto do curso, exigido desde 2010 para que treinadores atuem profissionalmente nas cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). O português foi o quarto melhor aluno em uma classe com 30 integrantes, e obteve o diploma com distinção: nota 17,5 em um total de 20 pontos possíveis.

"Módulos sobre como lidar com jogadores de alto nível, usar as últimas tecnologias, analisar os pontos fortes e fracos dos adversários e lidar com problemas dos altetas dentro e fora de campo são contemplados no curso", explica uma reportagem publicada pela BBC Londres.

"Para passar, o treinador precisa provar que é competente nas seguintes áreas:

- Planejar e avaliar o programa de temporada estratégica de sua equipe;- Ter sucesso em eventos-chave durante a temporada;- Melhorar o desempenho de um jogador-chave;- Melhorar suas próprias habilidades interpessoais;- Melhorar suas habilidades de treinamento com ênfase específica.

Enquanto algumas semanas são presenciais, uma grande parte do trabalho é feita pelos treinadores dentro de seus próprios clubes", detalha a reportagem britânica.Washington Alves/Light Press

Deixou saudade

Mano Menezes ficou apenas três meses na Toca da Raposa antes de ser atraído pelo milionário futebol chinês. Os números no clube ajudam a justificar o investimento de R$ 7 milhões na multa rescisória, além dos quase R$ 2 milhões mensais em salários pagos pelo Shandong.

No Cruzeiro, o gaúcho disputou 16 partidas, com 62,5% de aproveitamento (oito vitórias, seis empates e duas derrotas). Os resultados tiraram a equipe mineira da briga contra o rebaixamento no Brasileirão e quase colocaram o time na zona de classificação para a Libertadores.

"Quando você está no Brasil, trabalhando em um clube, você não consegue fazer esse intercâmbio. Eu aproveitei esse período para me manter fora do mercado e fazer o curso de nível 4 da Uefa em Portugal. Foram 45 dias de dedicação exclusiva, com aulas das 9h às 20h30 com intervalo só para o almoço", detalhou Mano na chegada a Belo Horizonte.

Entre os demais clubes do Brasileirão, outros treinadores também já passaram por experiências acadêmicas na Uefa, como Tite (Corinthians), Dorival Junior (Santos) e Vágner Mancini (Vitória). Tais profissionais, no entanto, não obtiveram a qualificação máxima da entidade.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por