Contra a Covid

Desobrigados do uso da máscara, muitos moradores de Betim ainda mantêm proteção nesta segunda

Marina Proton*
mproton@hojeemdia.com.br
07/03/2022 às 11:26.
Atualizado em 07/03/2022 às 11:44
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Moradores de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão desobrigados do uso da máscara de proteção contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (7). Nas primeiras horas do dia, no entanto, para muitas pessoas, a medida, válida apenas para espaços abertos, não é motivo para mudar o comportamento. 

Assim como também observado na capital mineira, onde a decisão já está em vigor desde a semana passada, o apetrecho ainda acompanha diversos moradores nesta manhã. Foi o que constatou a equipe do Hoje em Dia ao percorrer ruas do Centro de Betim. 

Para a auxiliar de saúde bucal, Vanessa da Silva, de 42 anos, a decisão oficializada por meio de um decreto teria sido precipitada. Mesmo diante da desobrigação, o uso ainda deve ser constante por muito tempo.  

“Eu tenho consciência de que a doença ainda não acabou. E eu tive não tem nem um mês, poderia estar sem máscara, mas sei que ainda devo usar. Ainda vou demorar um pouco para tirar, mesmo sabendo que tenho anticorpos, não tenho essa segurança”, disse. 

A medida, porém, agradou ao morador Edson Vieira, de 81 anos. Nesta manhã, a máscara já não era mais companheira do mestre de obras, que já não via a hora de “respirar um ar puro”. 

“Coisa boa, viu? Não tem nada melhor do que respirar um ar puro. Estava com saudade e estou vacinado. Então espaço ao ar livre agora é sem máscara. Liberou, está liberado”, contou. 

Queda de casos

Em Betim, a liberação em espaços abertos foi definida em razão da queda da média de casos positivos de Covid-19, assim como o avanço da vacinação no município. A máscara segue sendo obrigatória em espaços fechados, como casas de shows, bares, estádios, unidades de serviços públicos, além de táxi, carros por aplicativos, ônibus e vans. 

“Hoje é um dia importante para a cidade, neste mês de março completa dois anos que a pandemia virou de pernas para o ar todas as nossas vidas. Hoje criamos a condições de experimentar, junto da sociedade, e dar um passo a mais no sentido de flexibilizar o uso em locais públicos”, disse o secretário Municipal de Saúde de Betim, Augusto Viana, em entrevista à TV Globo. 

(*) Com informações de Lucas Prates

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por