PIX, dinheiro ou débito

Pagamento à vista deve ser a prioridade no Dia das Crianças em BH, aponta pesquisa

Levantamento da CDL/BH aponta que 73,9% dos consumidores vão usar PIX, dinheiro ou débito; tíquete médio do presente tem alta de 57,6%

Do HOJE EM DIA
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01/10/2025 às 09:25.
Atualizado em 01/10/2025 às 09:35
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O pagamento à vista deve liderar a escolha dos consumidores para as compras do Dia das Crianças em Belo Horizonte. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 73,9% dos pais e responsáveis planejam optar pela modalidade, nos seguintes formatos: PIX (30,1%), dinheiro (21,4%), cartão de débito (14,6%) e à vista no crédito (7,8%). Já o pagamento parcelado foi apontado por 21,4% dos entrevistados, com uma média de quatro parcelas.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, atribui a preferência por pagar à vista a dois motivos principais: a proximidade do recebimento de salário e a cautela para evitar dívidas. "A data será próxima ao quinto dia útil, o que vai permitir o pagamento à vista. Além disso, os consumidores estão mais cautelosos e não querem se endividar à médio prazo, especialmente neste período que é marcado de festas e comemorações", explica.

A proximidade do Dia das Crianças com o quinto dia útil do mês também deve ser responsável pelas compras de última hora. Dos consumidores que irão presentear na data (52,5%), a maioria (60%) irá às compras nos sete dias anteriores à comemoração.

Tíquete médio e locais de compra

O gasto médio com presentes será de R$ 206,67 por item, com a maioria dos consumidores comprando até dois produtos. Este valor representa uma alta de 57,6% na comparação com o ano anterior, quando o gasto médio foi de R$ 131,14.

Os tíquetes médios dos presentes mais citados são:

  • Roupas: R$ 223,38
  • Brinquedos: R$ 198,96
  • Livros e Papelaria: R$ 165,00
  • Calçados: R$ 308,33

No levantamento sobre local de compras, 52,4% dos entrevistados disseram que vão realizar as compras exclusivamente em lojas físicas, com destaque para estabelecimentos de rua (32,4%) e shopping center (18,1%). As plataformas de vendas online foram apontadas por 25,7% dos participantes.

O presidente da CDL/BH destaca a valorização da experiência física: "Os consumidores pesquisam preços e compram em e-commerces e marketplaces, mas também valorizam a experiência das lojas físicas, em especial em datas como essa, onde podem viver o momento de compra juntos com os filhos e sobrinhos".

Comemoração para os pequenos

A pesquisa também mostra que, além dos presentes, 29,5% dos pais e responsáveis planejam uma celebração especial para a data. Almoço em casa e passeio no parque foram as comemorações mais citadas, com um investimento médio de R$ 207,61. Os filhos e os sobrinhos serão os principais presenteados.

Para acertar na escolha, os pais e responsáveis consideram os seguintes fatores: qualidade do produto (40%), desconto/preço (33,3%) e o desejo da pessoa a ser presenteada (32,4%).

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