Divisão do bolo

Prefeitos buscam Lula e Pacheco para evitar perdas de recursos na Reforma Tributária

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
08/03/2023 às 15:08.
Atualizado em 08/03/2023 às 15:31
Reunião de prefeitos com o presidente do Senado. (AMM)

Reunião de prefeitos com o presidente do Senado. (AMM)

Prefeitos estão preocupados com a possível perda de recursos com a reforma tributária e as alterações que podem ocorrer no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) após o Censo populacional do IBGE. Para evitar prejuízos maiores, eles iniciaram uma série de reuniões em Brasília para garantir canais de diálogos com o governo federal.

Nesta terça-feira (7) representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Mineira de Municípios (AMM) se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e depois estiveram no Palácio do Planalto para convidar o presidente Lula (PT) para o Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado em Belo Horizonte, nos dias 9 e 10 de maio.

Nos encontros, os prefeitos disseram que mudanças no critério de coleta de dados do Censo do IBGE pode alterar os coeficientes de divisão do FPM e prejudicar até 1179 municípios. “A nossa vinda a Brasília para a Marcha é para conversar com a União. Nós temos que dialogar com todos os Três Poderes”, avaliou Paulo Ziulkoski, presidente da CNM e prefeito de Mariana Pimentel, no Rio Grande do Sul.

Um dos participantes do encontro, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Doutor Marcos Vinícius, prefeito de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço (MG), lembrou uma das promessas feitas por Lula durante a campanha, garantindo maior integração da Caixa Econômica Federal na solução de demandas das prefeituras. “É urgente simplificar os procedimentos para que os recursos cheguem, de fato, ao seu destino, que é o benefício da população de cada município”, disse.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por