O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta segunda-feira (24) que foi decepcionante que a redução do preço da gasolina anunciada pela estatal na semana passada não tenha chegado às bombas para o consumidor final. Parente deu a declaração durante coletiva na Rio Oil & Gas, feira do setor do petróleo, no Rio.
Segundo o executivo, características de mercado do segmento foram determinantes para que a redução dos preços não chegasse na mesma proporção ao consumidor final. Ele ressaltou, contudo, que o mercado de distribuição de combustíveis no varejo funciona com preços livres e que a Petrobras não tem ingerência sobre quanto donos de postos de combustíveis cobram pelo produto.
"Deixamos claro que existiam fatores que independem da nossa vontade para a queda dos preços. De certa forma é decepcionante. Era uma expectativa justa que tivesse acontecido, mas não há nada que possamos fazer a respeito. O preços são livres", disse.
No último dia 14, a Petrobras divulgou redução de 2,7% nos preços do diesel e de 3,2% para a gasolina. A redução entrou em vigor para o combustível vendidos nas refinarias da estatal. Até chegar ao consumidor final, é incluso o custo de transporte e também o preço do álcool adicionado nas bombas.
Apesar do corte, os brasileiros não verificaram diferença significativa nas bombas.
Leia mais:
Com consumidores esperando queda, preço da gasolina sobe em BH
Minas sem garantia de gasolina mais barata
Ações da Petrobras sobem após anúncio de redução de preços de combustíveis
Preço da gasolina pode cair 1,4% no posto, se queda nas refinarias for integral