(Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)
Eleitores comemoram a gratuidade no transporte coletivo neste domingo (30), dia do segundo turno das eleições, em Belo Horizonte. O decreto da Prefeitura de Belo Horizonte garante que todas as linhas de ‘dia útil’ funcionem normalmente, com quadro de horário de dias úteis atípicos.
De acordo com a PBH, há acréscimo de, no mínimo, 75% de viagens, em relação à oferta aos domingos.
Monica Glória de Freitas, de 45 anos, afirma que tomou conhecimento da medida ao entrar no coletivo, a caminho da sessão eleitoral onde vota, no bairro Santa Branca, região de Venda Nova.
Ela conta que o motorista do coletivo permitiu a entrada dos passageiros pela porta do meio em todos os pontos de ônibus. “Fiquei sabendo quando vim. Foi tranquilo, o motorista abriu a porta do meio, a gente entrou e assim ele foi fazendo em todas as paradas. Peguei o ônibus para votar”, disse.
A usuária aprovou a medida que, para ela, é uma forma de ajudar as pessoas a exercerem seu direito democrático. “Muito interessante, principalmente para as pessoas que não têm condição de pagar o transporte. Muito válida. Eu acho que é um fortalecimento da democracia e de inventar as pessoas a votar”, avalia.
Opinião semelhante tem Lorena Rodrigues, de 30 anos, que acredita que a medida é boa e deve ser adotada nas próximas eleições. “Dia de eleição tinha que ser obrigatória. Deveria ficar, porque tem gente que não tem dinheiro para o transporte e deixa de votar por conta disso”, opina.
Transporte suplementar também oferece viagens de graça para passageiros (Raíssa Oliveira / Divulgação)
Decreto
A adoção da gratuidade no transporte público foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.
Em Belo Horizonte, um decreto assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) determinou a gratuidade no transporte coletivo neste domingo (30), dia do segundo turno das eleições. O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a adoção do quadro de horários de dias úteis.
De acordo com o documento, a gratuidade será garantida em qualquer linha de ônibus convencional e suplementar para todos os passageiros – em caráter geral e sem discriminação, até as 23h59 deste domingo.
Leia mais