(Flávio Tavares)
O trânsito dentro do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça vai ficar interditado entre 15h30 e 16h30 desta segunda-feira (4) por causa do risco de acidentes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está subindo com muita força em direção à estrada que corta o parque. Há muita fumaça no local, o que pode atrapalhar a visibilidade dos motoristas. Por isso, militares vão esperar o fogo subir até o local, considerado uma espécio de aceiro. A expectativa é que as chamas cessem. As entradas no parque no Jardim Canadá e em Casa Branca estarão fechadas para ação dos militares.
O incêndio começou nesse domingo (3), por volta das 13h30, com dois focos: um mais próximo da entrada do parque, no Jardim Canadá, e outro perto de um manancial, conhecido como Catarina. O fogo também chegou perto de um condomínio que fica na região, mas não houve a necessidade de retirada de moradores.
A região é frequentemente castigada pelos incêndios. De janeiro até agora, foram 56 só no Rola-Moça, segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente, as chamas já destruíram grande parte do parque, atingindo áreas de florestas e campos que estavam em processo de recuperação após serem dizimadas por um grave incêndio em 2011. O Monumento Natural Serra da Moeda também está sendo dizimado pelo fogo, que já atingiu as vertentes Brumadinho e Nova Lima, nas bacias do Paraopeba e Velhas.
No momento, aproximadamente 150 pessoas atuam no combate. Além da Amda, estão no local equipes do ICB Guará, condomínios Quintas de Casa Branca, Aldeia da Cachoeira, Retiro do Chalé, Retiro das Pedras; B 1, bombeiros. Dois aviões que lançam água também dão apoio ao combate.
* Fonte: AMDA / Corpo de Bombeiros
Leia mais:
Incêndio em mata assusta moradores do bairro Engenho Nogueira, na Pampulha
Rola Moça e outros 14 locais são consumidos pelo fogo nesta segunda-feira