Exposição Internacional Monochrome percorreu locais icônicos de Milão, em espaços ao ar livre que permitiam expor as fotografias em painéis físicos e digitais
Exposição Internacional Monochrome (Bruno Passos/Divulgação)
Imagens em preto e branco da capital que registram momentos da participação da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) no desfile de 7 de setembro deste ano, na avenida Afonso Pena. Ou que eternizam cenas do cotidiano da cidade, com pessoas comuns se refrescando na fonte da Praça da Estação, após a reabertura ao público, ocorrida no final do mesmo mês.
A Exposição Internacional Monochrome, realizada de 19 a 22 de dezembro, na The Street Soup Gallery, em Milão, na Itália, projetou para o mundo um pouco da alma e do jeito de ser de quem trabalha ou vive na metrópole mineira. Os visitantes puderam ver BH pelos olhos do guarda municipal Bruno Passos, fotógrafo formado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que teve 10 fotografias selecionadas para integrar a mostra internacional. As fotos podem ser conferidas on-line.
Aprovado no último concurso público para ingresso na corporação, Bruno Passos integra a turma de 500 novos agentes da GCMBH, onde se reveza entre a atuação nas ruas e o trabalho no Departamento de Controle e Relações Institucionais da Guarda Municipal. A chance de participar e expor o trabalho no evento internacional surgiu como resultado da classificação no concurso de fotografias que tinha como regra a apresentação exclusivamente de registros em preto e branco, subdivididos em três categorias: Fotografia de Rua, Documental ou de Arquitetura.
O agente optou por concorrer apenas nas duas primeiras modalidades, enviando três fotografias para a categoria Documental e outras sete para a da Fotografia de Rua, sendo todas elas contempladas e apresentadas na Mostra de Milão. A façanha resultou em seu embarque rumo à Itália, onde pode acompanhar de perto o grande destaque obtido, sobretudo, pela fotografia intitulada como “Espírito de Corpo", capturada durante o desfile da Guarda Municipal nas celebrações de 7 de setembro. A imagem, que traz um guarda municipal, em primeiro plano, empunhando um fuzil, foi escolhida para integrar o Painel Especial, que reuniu 75 fotos impressas, de 55 fotógrafos internacionais.
A mesma foto também foi incluída no Livro Oficial da Exposição, publicação que traz ainda outro momento do desfile registrado por Passos, denominada "Um Corpo que Vibra". O agente teve ainda outras duas obras inseridas no livro, sendo estas da categoria de Fotografia de Rua, que foram feitas na Praça da Estação, após a reinauguração, ocorrida em outubro deste ano.
Entre as demais fotos contempladas, Passos aponta a “In Memorian”, como a de maior valor sentimental para os agentes da Guarda Municipal. “É uma foto que tem a imagem da guarda Stephanie Regina Santos Quintão estampada nos escudos dos agentes. Representa a forma que escolhemos para homenageá-la.” Stephanie perdeu a vida em julho, aos 28 anos, ao ser arremessada no leito do Ribeirão Arrudas, no acidente de moto ocorrido na Avenida dos Andradas.
A Exposição Internacional Monochrome percorreu locais icônicos de Milão, em espaços ao ar livre que permitiam expor as fotografias em painéis físicos e digitais, "Foi uma alegria enorme expor meu trabalho ao lado de artistas talentosos do mundo todo. Como fotógrafo, nunca havia participado de uma exposição. E ter a chance de fazer isso na Itália, berço das artes e de expoentes da fotografia, torna tudo ainda mais especial”, concluiu Passos.
*Com informações da PBH
Leia mais