(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Representantes das escolas particulares de Minas pediram que o governo do Estado amplie a “Operação Proteção Escolar” - implementada em instituições públicas na segunda-feira (10) - e intensifique o policiamento também nas instituições privadas.
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) informou que se reuniu, no início da noite dessa segunda-feira (10), com representantes do governo estadual e teve garantias de que as forças policiais irão oferecer apoio especial para todas as escolas, independentemente de ser estadual, municipal, federal ou particular.
“Qualquer instituição de ensino, em situações de risco, poderá entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar mais próximo. Todo o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais já se encontra com a relação de todas as Instituições de Ensino”, informou o sindicato.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, o governo do Estado confirmou, nesta terça-feira (11), que irá incluir as escolas particulares nas operações especiais de prevenção à violência.
Nesta terça-feira (11), várias instituições de ensino da capital emitiram comunicados aos pais e responsáveis buscando tranquilizar familiares e reforçar condutas consideradas seguras. Em um desses comunicados, feito por uma grande rede de educação de Minas Gerais, é solicitado aos pais que fiquem atentos aos sinais de bullying e mudanças de comportamento, que seria uma das principais razões que motivam os agressores em escolas.
“O acesso a grupos de whatsapp e redes sociais precisa de monitoramento. Orientem seus filhos a sair de grupos que fazem terrorismo e instiguem ações violentas”, diz o comunicado.
O SinepeMG destacou que vai aderir aos protocolos de segurança para acesso às instituições de ensino, que estão sendo elaborados pelo governo estadual, e que as instituições privadas terão atenção especial ao utilizar o telefone 190 para comunicar qualquer tipo de risco de violência.
Reforço nas escolas
Nesta segunda-feira, a PM lançou a 'Operação de Proteção Escolar', que contará com o reforço de 127 novas viaturas, que ajudará na proteção de escolas em Minas.
O anúncio do reforço foi feito em meio a onda de violência contra instituições de ensino no país. Para prevenir tragédias do tipo, a Polícia Militar vai intensificar a presença de patrulha escolar em todas as escolas do Estado.
Unidades de ensino municipais também serão contempladas em ação integrada com a Guarda Municipal, assim como escolas particulares que aderirem ao programa. A ideia é criar um conselho comunitário de segurança escolar, que reúne professores, pais, alunos e a polícia.
Leia mais