(Reprodução / Redes sociais)
Uma alteração em placas de velocidade próximo a radares instalados na BR-381, entre Belo Horizonte e João Monlevade, na região Central do Estado, tem confundido motoristas que trafegam pela via. A velocidade máxima nos locais foi alterada de 60 km/h para 80 km/h, a pedido do Dnit. No entanto, o método adotado para a troca, feita com 'tinta e fita isolante', gerou desconfiança nos condutores.
A polêmica começou quando um vídeo divulgado por um motorista circulou nas redes sociais. Nas imagens, o condutor mostra uma das placas com um adesivo do número 8 se soltando parcialmente.
"Eles substituíram os adesivos, eu vi trocando. Tinha uma Saveiro parada e eles mexendo no radar, e o rapaz substituindo as placas. Isso não é vândalo não, é adesivo, pra mim isso é má fé", disse o homem.
Diante da informação, usuários começaram a apontar um suposto "trote" feito por pessoas má intencionadas para fazer com que os motoristas que passam pelo trecho fossem multados. No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) admitiu, em nota, que é a responsável pela mudança no limite de velocidade do trecho.
No comunicado, o Dnit afirma ainda que já solicitou que empresa responsável pela manutenção do trecho "verifique a situação na BR-381/MG e, se for o caso, realize o reparo/substituição da sinalização danificada".