No último clássico, o América venceu o Atlético por 2 a 1 (Pedro Souza / Atlético)
No histórico dos confrontos entre América e Atlético, o time alviverde venceu a última partida, mas, antes disso, amargou um jejum de 21 jogos sem vitória. O momento atual das equipes, no entanto, traz outra realidade. O Galo vem de uma fase ruim, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro e quatro derrotas. Já o Coelho venceu quatro das últimas cinco rodadas e empatou outra. Essas duas equipes se encontram neste domingo, às 16h, no Independência, em clássico que vale seis pontos.
Apenas quatro pontos separam o Atlético, sétimo colocado, do América, em nono lugar. Boa parte dos pontos do Coelho foi conquistada no returno do Brasileiro. O time do técnico Vagner Mancini terminou o primeiro turno perto da zona de rebaixamento, na 15ª posição, com 21 pontos. De lá pra cá, foram três vitórias seguidas e um empate, que impulsionaram a equipe para o meio da tabela. Só no returno, o América conquistou dez pontos.
“Acho que quando se vai jogar contra um adversário que está num momento melhor, a gente entra com mais vontade de vencer. Não menosprezar, tem que respeitar. A gente tem que entrar para vencer e fazer o nosso melhor”, declarou o atacante Ademir, ex-América.
Outra realidade
O Atlético fez o caminho inverso. Ao fim da primeira metade do campeonato, o Galo estava no G4, com 32 pontos. O último jogo do turno foi o primeiro sem o técnico Turco Mohamed, e de lá pra cá o time alvinegro somou apenas três pontos de 12 disputados. Com três derrotas em quatro jogos, o Atlético saiu do grupo dos quatro primeiros e caiu para sétimo.
“Quando a gente fala de aproveitar o mal momento do adversário, o fator principal é saber aproveitar o bom momento nosso. Quero tirar proveito do nosso. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade enorme para eles crescerem na competição. Sabemos que se eles vencerem o clássico vai dar um novo ânimo, o início de uma arrancada. Vai ser um jogo difícil, mais difícil ainda do que se eles estivessem em um grande momento, agora é o momento de eles unirem força e virem com tudo, mas a gente tá se preparando pra isso”, destacou Juninho, volante americano.
De acordo com a tabela do returno, feita pelo Departamento de Matemática da UFMG, o América aparece no G4, na quarta posição, com 83,33% de aproveitamento, mesmo número de Palmeiras e Flamengo. Já o Galo tem desempenho de time que briga contra o rebaixamento. Pela tabela, o time alvinegro está em 15º lugar, com apenas 25% de rendimento.
Pela proximidade das equipes na tabela, o clássico se transformou em um duelo de seis pontos. Em caso de vitória atleticana, o time se afastaria do rival que está logo abaixo e tentaria chegar mais perto dos primeiros colocados. Em caso de derrota, o Galo vê o rival se aproximar e diminuir a diferença para um ponto.
Leia mais: