MInistério da Comunicação excluiu atleta da ginástica artística de imagem em que aparece sendo reverenciada por Simone Biles e outra americana
Post gerou polêmica nas redes sociais (Reprodução / Redes Sociais)
O Ministério da Comunicação sofreu uma enxurrada de críticas nesta terça-feira (6) após "trocar" a atleta Rebeca Andrade por um computador com programa do Governo Lula no pódio da ginástica olímpica. A publicação ocorreu um dia após a ginasta conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Paris.
Na imagem original que rodou o mundo, as americanas Simone Biles e Jordan Chiles reverenciam a brasileira. Na publicada pelo Ministério da Comunicação, as duas estadunidenses estão ladeando um laptop do programa ‘Computadores para Inclusão’.
O recurso de relacionar política pública com memes já havia sido utilizado anteriormente pela pasta.
Nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Paris, o ministério instruiu servidores para reproduzirem, de forma improvisada e cômica, fotos icônicas e poses realizadas pelos atletas brasileiros durante as competições. Imagens do Medina surfando, da Rayssa andando de skate, da Larissa Pimenta ganhando a medalha de bronze e da própria Rebeca realizando saltos já haviam sido reproduzidas.
Imagem ficou famosa nas redes sociais há época do lançamento do filme (Ministério da Comunicação / Reprodução)
Outro meme que repercutiu bastante foi o que fez referência ao filme Divertidamente 2. Há época, o Ministério substituiu a nova personagem por um computador do programa do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que são os lugares onde equipamentos eletrônicos que antes seriam descartados, são recondicionados por alunos em formação e doados.
Após a polêmica desta manhã de terça, o Ministério da Comunicação apagou o post, que estava sendo duramente criticado nas redes sociais. Muita gente interpretou a publicação como desrespeito ao tirar a maior medalhista da história do país do pódio para fazer propaganda do governo.