(THOMAS SANTOS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Dois tabus permaneceram intactos no Independência na noite desta quinta-feira (26). Na estreia do técnico Marcelo Oliveira, que jamais saiu vitorioso do Horto, o Atlético foi atropelado pelo Grêmio, único entre os clubes grandes nunca derrotado no estádio.
Com a vitória por 3 a 0, o Imortal chegou a cinco partidas de invencibilidade diante do Galo e alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, empatado em pontos com o Santa Cruz (7). O time mineiro, por sua vez, caiu para a 14ª colocação, estacionado nos 4 pontos.
Os gols foram marcados pelo lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, xará do treinador alvinegro, e pelo atacante Luan, que balançou as redes do goleiro Victor em duas ocasiões e ainda acertou uma bola na trave - tudo isso ainda no primeiro tempo.
Na quarta rodada, o Atlético buscará a recuperação contra o Vitória na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h deste domingo (29). Já o Grêmio recebe o Coritiba, no mesmo dia, às 18h30.
Decepção
Empolgados com a estreia do novo treinador, cerca de 17 mil atleticanos saíram de casa em pleno feriado de Corpus Christi para incentivar a equipe alvinegra no Independência.
Os torcedores, porém, não viram sequer aquela tradicional pressão nos minutos iniciais. Desfigurado com ao todo dez desfalques, o Atlético apenas observou a atuação irretocável do Grêmio na etapa inicial.
O time de Roger Machado não teve dificuldade para abrir o placar, assim como havia acontecido na derrota por 2 a 0 no Mineirão, no ano passado, com jogadas coletivas bem tramadas de pé em pé até a área do goleiro Victor.
O Galo acusou o primeiro golpe, sofrido aos 17 minutos, e foi duramente castigado, com destaque para a atuação abaixo da crítica do setor defensivo formado por Marcos Rocha, Edcarlos, Tiago e o improvisado Carlos César.
Ainda no primeiro tempo, o Imortal já havia perdido três jogadores por lesão (Marcelo Oliveira, Fred e Henrique Almeida). Mas as baixas foram bem administradas, e o time gaúcho manteve a superioridade durante toda a partida.
Na volta do intervalo, o novo treinador atleticano apostou nas entradas de Capixaba e Patric, o primeiro a realmente incomodar o goleiro Marcelo Grohe, em cobrança de falta, apenas aos 27 minutos da etapa complementar.
Enquanto isso, o Grêmio perdeu ao menos outras três chances de ampliar o placar, mas visivelmente já havia "tirado o pé" para evitar novas lesões e mais cartões amarelos (levou ao todo cinco advertências).
Leia mais
Atacante Lisando López recusa proposta 'sedutora' do Atlético, diz imprensa argentina
Há um ano no mundo árabe, meia Maicosuel voltará ao Atlético em julho
Grêmio é o único dentre os clubes grandes que nunca perdeu para o Atlético no Independência
Com 'mística' do Horto em xeque, Marcelo Oliveira busca primeira vitória no Independência
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 0 X 3 GRÊMIO
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Tiago e Carlos César (Patric); Rafael Carioca, Leandro Donizete, Júnior Urso (Capixaba), Clayton e Hyuri (Pablo); Carlos. Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Fred (Bressan), Pedro Geromel e Marcelo Oliveira (Marcelo Hermes); Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Henrique Almeida (Everton). Técnico: Roger Machado
Data e local: 26/05/16, no estádio Independência, em Belo Horizonte
Gols: Marcelo Oliveira, aos 17, e Luan, aos 25 e 47 minutos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Luan, Marcelo Hermes, Maicon e Douglas (Grêmio); Pablo (Atlético)
Arbitragem: Raphael Clauss, auxiliado por Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Público: 17.456 pagantes
Renda: R$ 350.900,00