Em 2023, 1,6% da população brasileira doou sangue no SUS
Galo participa de campanha de doação de sangue (Divulgação / Atlético)
Nesta sexta-feira, 14 de junho, é celebrado o dia Mundial do doador de sangue. Para reforçar a importância da doação, o Atlético escalou Leonardo Silva e Réver, as ‘Torres Gêmeas”.
“Faça como eles, junte-se ao @InstitutoGalo, @Betano_BR e @hemominas, doe o seu #SangueAtleticano e ajude a salvar vidas!”, postou o clube nas redes sociais.
De acordo com o Ministério da Saúde, até março deste ano, 731.734 pessoas doaram sangue no país. Em 2023, 1,6% da população brasileira doou sangue no SUS, com mais de 3,2 milhões de bolsas coletadas.
“Neste dia, celebramos aqueles que, com seu gesto altruísta, ajudam a transformar vidas. Convido a todos a se unirem a essa causa vital, pois cada doação é uma prova de amor ao próximo e salva vidas. Junte-se a nós nessa jornada de generosidade, onde cada batimento do coração conta uma história de esperança e renascimento”, ressaltou Joice Aragão, coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes).
Pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue no Brasil. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.
Para a população mineira, basta acessar o link: hemominas.mg.gov.br, para encontrar o ponto de doação mais perto. Segundo o Hemominas, o estoque de sangue está abaixo dos índices considerados ideais em Minas Gerais.
Leia mais