A atualização do ranking leva em conta o desempenho dos clubes nas últimas cinco temporadas
(Lucas Figueiredo / CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (13), a atualização do ranking nacional de clubes, que classifica as equipes com base no desempenho nas competições das últimas cinco temporadas. O Flamengo continua sendo o líder, com 16.996 pontos, impulsionado pela conquista da Copa do Brasil em 2024. O São Paulo subiu uma posição, ocupando o segundo lugar com 14.832 pontos, enquanto o Palmeiras caiu uma colocação, ficando na 3ª posição com 14.536 pontos.
O Atlético, que ocupa o 5º lugar com 13.713 pontos, é o mineiro mais bem classificado. Outros clubes de Minas Gerais também figuram no Top 100, como o América (13º), Cruzeiro (19º), Tombense (40º), Athletic (66º) e Pouso Alegre (77º). No total, o ranking da CBF conta com 238 equipes de todo o país, avaliando seu desempenho nas últimas temporadas.
Além de servir para determinar a posição dos clubes nas competições nacionais, o ranking tem um papel importante na distribuição de cotas de premiação. As vagas para competições como a Copa do Nordeste e a Série D também são definidas com base nessa classificação. A atualização reflete a importância crescente do ranking no cenário do futebol brasileiro.
A CBF reforçou que as temporadas mais recentes são determinantes para o cálculo final, o que garante que as equipes com melhor desempenho nos últimos anos sejam mais valorizadas, ajudando a moldar o cenário competitivo para os próximos campeonatos.
Leia mais