Jogando em casa, o Cruzeiro ainda não perdeu nesta Série B do Brasileiro (Thomas Santos/Staff Images)
Com uma campanha acima da média em relação aos rivais, o Cruzeiro já está, praticamente, com o acesso para a Série A garantido. Líder da Segunda Divisão, o time celeste é também o primeiro em praticamente todos os quesitos entre as equipes da competição.
Com 58 pontos, o Cruzeiro lidera a Série B com vantagem de 17 pontos para o 5° colocado. As chances de a equipe subir, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, são de 99,99%. A Raposa também tem o melhor rendimento do campeonato como mandante e longe de seus domínios. São 37 pontos e quase 95% de aproveitamento jogando em casa, estando invicto nesse quesito - 12 vitórias e um empate. Fora de casa, são 21 pontos e 50% de aproveitamento - cinco vitórias, seis empates e três derrotas.
Além dos pontos, o Cruzeiro também é o time que mais balançou as redes na competição, com 37 gols marcados, e o que menos sofreu, com apenas 15 gols sofridos. Além disso, é a equipe que passou mais jogos sem sofrer gols, 14 no total.
Com o esquema de Paulo Pezzolano, que prioriza a posse de bola e o ataque, o time cruzeirense também se destaca nesses quesitos. Segundo o Footstats, são 58,81% de média de posse de bola, resultando em 11544 passes trocados e 403 finalizações nos 27 jogos realizados pelo time cruzeirense, que lidera todas essas estatísticas. No quesito defensivo, o Cruzeiro também se destaca sendo a equipe que menos deixa o adversário trocar passes (6507) e a que menos sofre finalizações (275).
Recordes
Além de liderar as estatísticas, o Cruzeiro também quebrou alguns recordes durante a Série B de 2022. O clube obteve a maior sequência de vitórias da história dos pontos corridos, quando venceu oito jogos seguidos entre as rodadas 4 e 11. Além disso, fez a melhor campanha nas 11 primeiras rodadas do torneio, somando 28 pontos, superando os 27 de Corinthians (2008) e Guarani (2009). A Raposa também obteve a maior vantagem para o segundo e o quinto colocado na história do primeiro turno, com sete e 14 pontos, respectivamente.
O Cruzeiro ainda pode buscar outros recordes da Série B, entre eles o de melhor campanha da história. Em 2008, o Corinthians somou 85 pontos no fim da competição. Para ultrapassar essa pontuação, a Raposa precisará conquistar 27 dos últimos 33 pontos a serem disputados, ou seja, dez vitórias ou nove vitórias e um empate.
Leia mais