Treinador comandou a equipe em 36 partidas, com 17 vitórias, 10 derrotas e 9 empates
(Redes Sociais/Cruzeiro)
O Cruzeiro demitiu na manhã desta segunda-feira (23) o técnico Fernando Seabra. A demissão ocorreu após o empate sem gols contra o Cuiabá, vice-lanterna do Brasileirão, na noite de domingo (22). O comandante estava à frente da equipe desde abril, mas balançou no cargo devido à instabilidade do time e ao desempenho na competição nacional.
Ao todo, o treinador acumulou 36 partidas, com 17 vitórias, 10 derrotas e 9 empates. Fernando Seabra teve 56,5% de aproveitamento à frente do clube.
Antes de assumir a equipe principal do Cruzeiro, Seabra foi contratado para ser técnico do Sub-20, ainda em 2022. O comandante teve sucesso com a equipe, conquistando a Copa do Brasil 2023 e sendo vice na Copinha 2024. Além disso, trabalhou na comissão interina de Paulo Autuori, no fim do Brasileirão passado, levando o time à Sul-Americana.
Seabra deixou o clube para trabalhar no Sub-23 do Bragantino, no fim de janeiro, mas retornou três meses depois, escolhido pela gestão de Ronaldo Fenômeno para substituir Nicolás Larcamón, demitido após o Campeonato Mineiro.
Mesmo após a compra da SAF por Pedro Lourenço, o técnico brasileiro foi mantido no comando e conseguiu recuperar a equipe na Copa Sul-Americana e brigar no topo do Campeonato Brasileiro.
A permanência de Seabra se deu pelo bom rendimento da equipe, que figurou entre os seis primeiros colocados do Brasileirão e seguiu vivo na Sula. O ápice da passagem do treinador foi na vitória por 3 a 0 contra o Botafogo, líder do campeonato nacional, dentro do Engenhão.
Além disso, Seabra classificou o Cruzeiro para as quartas de final da Sula, passando pelo Boca Juniors na fase anterior. A equipe ainda encaminhou a vaga para a semifinal, após a vitória por 2 a 0 contra o Libertad, no Paraguai, na ida da decisão.
No entanto, o desempenho da equipe acabou caindo, mesmo após a abertura da janela de transferências e a chegada de reforços importantes como Matheus Henrique, Wallace, Cássio, Kaio Jorge e Lautaro Diaz.
A gota d'água foi após o empate sem gols contra o Cuiabá, lanterna do Campeonato Brasileiro, na noite de domingo (22). Uma vitória no confronto colocaria o Cruzeiro de volta ao G6, com a mesma pontuação do Flamengo, quarto colocado.
A demissão causou certa surpresa, visto que o técnico concedeu entrevista após o duelo contra o Dourado e projetou o confronto diante do Libertad, na quinta-feira (26).
Agora, o Cruzeiro vai ao mercado à procura de um novo comandante para a equipe. A Raposa volta a campo na próxima quinta-feira (26), às 21h30, no Mineirão, diante do Libertad-PAR, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Leia mais