Raposa torce por vitória do Fortaleza contra a LDU e vaga no Brasileirão ser ampliada
Objetivo do Cruzeiro neste ano era a permanência na Série A e uma vaga na Sul-Americana (Staff Images / Cruzeiro)
Se aproximando da reta final do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ainda tem dois objetivos: permanecer na Série A e beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana. A vaga para a Sula pode ser "facilitada" caso o Fortaleza conquiste o título e o Palmeiras avançe à final da Libertadores.
No início da competição nacional, os times que terminassem o ano entre a 7ª e a 12ª colocação se classificariam para o torneio. Contudo, à medida que as competições paralelas vão se encerrando, mais vagas tendem a se abrir para as copas continentais.
Assim, a Raposa irá "torcer" para o time nordestino, contra na final contra a LDU, ainda neste mês, no dia 29, conquite o caneco. Caso seja campeão, o Leão do Pici, atual 9º colocado no Brasileirão, abre mais uma vaga para o torneio internacional, permitindo que o 14° se classifique, facilitando ainda mais a missão do Cruzeiro de disputar a Sula no ano que vem.
Até o momento, o 13° colocado já se classifica para a Copa Sul-Americana. Isso porque, o São Paulo, 10° na tabela, foi campeão da Copa do Brasil e tem vaga garantida na Libertadores de 2024. Com isso, a Raposa, que está na 12ª posição estaria classificado para a Sula, caso a série A terminasse hoje.
A situação poderá ficar ainda melhor para o time celeste se o Palmeiras se classificar para a final da Libertadores, contra o Fluminense. Para isso, o time paulista tem que superar o Boca Juniors nesta quinta-feira (5), às 21h30, no Allianz Parque, no jogo de volta da semifinal do torneio.
Avançado à finalíssima, e com ambos os times no G6 do Brasileiro, o duelo irá abrir mais uma vaga, tanto para a Libertadores, quanto para a Sul-Americana, tornando possível a classificação do 15° colocado à segunda competição da Conmebol.
Sendo assim, apenas o 16° colocado, última equipe antes da zona de rebaixamento, não disputará um torneio internacional. Nas últimas três edições do Brasileirão, esse cenário só aconteceu em 2021. Na época, apenas o Juventude ficou de fora do bolo, mas comemorou a permanência na elite nacional.
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais