(Mourão Panda/América)
A derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, no Independência, custou o cargo de Givanildo Oliveira no América. O anúncio foi feito pelo próprio clube na manhã desta sexta-feira (3). Com apenas dois dos 15 pontos disputados e na lanterna do Campeonato Brasileiro, o técnico campeão mineiro deixou a diretoria insatisfeita.
Em sua quarta passagem pelo Coelho, Givanildo conduziu o time de volta à Primeira Divisão, depois de ficar quatro temporadas na Série B. Neste ano, comandou o grupo na conquista do Estadual, com ao todo 27 jogos em 2016 (10 vitórias, 10 empates e 7 derrotas). Neste Brasileirão, o "Rei do Acesso" empatou duas vezes, perdeu três e não venceu nenhuma.
Leia mais:
Português e vice-campeão paulista são cotados para substituir Givanildo no América
América tem média inferior a um ponto por jogo na Era dos pontos corridos da Série A
Líderes do América cobram atitude e lamentam derrota para adversário direto no Independência
Presa fácil, América é derrotado pela Ponte Preta com Independência vazio
A diretoria do América ainda não definiu o substituto de Givanildo. Além do treinador, também deixa o clube o preparador físico Wellington Vero. Até o anúncio de um novo técnico, a equipe será dirigida pelo auxiliar técnico Cláudio Prates, membro da comissão técnica permanente, que segue sem alteração.
A programação de treinos será mantida. O Coelho volta a campo no próximo domingo, às 11h (de Brasília), quando recebe o Figueirense no Independência, em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão.
Confira na íntegra a nota divulgada pelo América:
O América anuncia que Givanildo Oliveira, que esteve à frente do time por mais de 600 dias, não é mais técnico do clube. O Conselho de Administração tomou a decisão após uma sequência negativa na Série A do Campeonato Brasileiro, mas ressalta o carinho e respeito ao profissional, que é o segundo treinador que mais vezes comandou a equipe americana, em quatro passagens vitoriosas.
Foi campeão da Série B em 1997, campeão da Série C em 2009, além de ter conquistado novamente o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015 e o título do Campeonato Mineiro da temporada 2016.
Presidentes, colaboradores, atletas e a torcida agradecem ao treinador pela dedicação e serviços prestados, ressaltando que o clube estará sempre de portas abertas para ele.
Além do treinador, deixa o clube o preparador físico Wellington Vero. O restante da Comissão Técnica é permanente e segue sem alteração. Até o anúncio de um novo treinador, a equipe será dirigida pelo auxiliar técnico Cláudio Prates.
*Colaborou Mariana Durães