Legião brasileira é destaque nas oitavas da Liga dos Campeões

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/02/2017 às 18:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:50

Éderson; Daniel Alves, Marquinhos. Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Fernandinho e Lucas; Douglas Silva, Neymar e Gabriel Jesus. No banco, Neto, Danilo, Filipe Luís, Jorge, Jemerson e Fabinho. Certamente uma lista que não desagradaria o técnico da Seleção Brasileira Tite e que, se escalada para uma partida oficial da equipe canarinho, teria boa chance de confirmar a ótima fase contra qualquer adversário.

Na verdade, trata-se da lista dos brasileiros que estarão em campo a partir de hoje pelas oitavas de final da Liga dos Campeões – Benfica x Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain x Barcelona são os dois primeiros confrontos. Uma mostra de que o futebol brasuca segue em alta no mais forte mercado do esporte e que nem mesmo o recente assédio chinês foi capaz de enfraquecer.

É um motivo a mais para acompanhar um desfile de craques com poucas feras ausentes, considerando quem iniciou a disputa da principal competição de clubes do planeta ­­– os grandes ingleses Chelsea, Manchester United e Liverpool sequer se classificaram, vítimas do número de vagas insuficiente, somado à temporada abaixo do esperado; situação semelhante à dos rivais italianos Internazionale e Milan.

E Tite, certamente, vai acompanhar cada detalhe do que se passará nos gramados europeus até 15 de março, quando todos os oito que restarão na briga pela "orelhuda" estarão definidos. As partidas ajudarão a definir a lista dos convocados para a retomada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, em 23 de março, contra o Uruguai, em Montevidéu.

A armada brasileira na Champions, aliás, personifica bem o espírito valorizado pelo comandante – a grande maioria é destaque em suas equipes e em condição de protagonismo; mas nenhum é a estrela máxima da companhia – todos são partes de engrenagens bem azeitadas. Volantes e laterais são considerados os termômetros de seus times e os atacantes Neymar, Douglas Costa e Gabriel Jesus são fortes candidatos a definir os confrontos para Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, respectivamente.

E vários deles terão de deixar a amizade e a convivência de lado para duelar pela classificação. O atacante do Barça, ao lado de Messi e Suárez, vai pôr à prova a solidez defensiva de Thiago Silva e Marquinhos, primeiro passo para que o PSG concretize uma sonhada e pouco provável classificação. Duas das revelações do bom time do Monaco, o ex-atleticano Jemerson e o volante Fabinho, revelado pelo Fluminense e com passagem pelo Real Madrid B, muito provavelmente terão pela frente a mais nova coqueluche do futebol inglês. Tudo dependerá da disposição de Pep Guardiola em voltar a arriscar e confiar na capacidade do "Menino Jesus" em se sentir à vontade numa disputa eliminatória que não permite erros.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por