Peixe cai após derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro
(Raul Baretta / Santos FC)
O Santos está oficialmente rebaixado para a Série B 2024. No ano em que o ídolo máximo do clube, o Rei Pelé, foi homenageado, o Peixe não convenceu em campo e com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, irá amargar a segunda divisão pela primeria vez na história do clube.
O jogo ainda foi finalizado antes do apito final após uma invasão de campo por parte de torcedores santistas. Os jogadores do Fortaleza tiveram que ser retirados de campo, assim como a arbitragem.
Os números ao longo da competição mostram que o rebaixamento foi um retrato do time santista ao longo do ano. Foram 38 jogos e o time conseguiu conquistar apenas 44 pontos. Foram apenas 11 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.
O Peixe, como o time é conhecido, terminou com a mesma pontuação do Bahia, mas foi rebaixado por conta do saldo de gols, segundo critério de desempate na competição. O time de Santos sofreu 63 gols, e ficou com um saldo de 24 gols negativos. Já o time de Salvador sofreu 53 e terminou com três gols negativos no saldo.
Junto do Santos, caíram América, em 20º, Coritiba, em 19º e Goiás, em 18º. Por outro lado, foram promovidos à série A o Atlético Goianiense, em 4º colocado, o Criciúma, em 3º, o Juventude, em 2º, e o Vitória que foi o campeão da competição.