Jogos Universitários Mineiros

Presidente da Federação Universitária valoriza união com faculdades e garante melhoria no JUMs 2024

Wellington Oliveira revelou a expectativa para a competição deste ano e os prêmios para as melhores equipes

Bernardo Haddad*
@_bezao
07/03/2024 às 13:20.
Atualizado em 07/03/2024 às 14:22
Wellington Oliveira, presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Wellington Oliveira, presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

A menos de três semanas para a realização dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Oliveira, falou sobre a expectativa para a competição, que ocorre de 26 a 31 de março. Ele valorizou a união entre a federação e as universidades e garantiu um aprimoramento do JUMs em relação ao ano passado. 

“Esse ano vai ser melhor do que o ano passado. É isso que estamos tentando fazer. A federação tem uma união importante com as faculdades filiadas. Existia uma distância muito grande. Hoje temos um canal de comunicação muito mais fácil do que antigamente e isso ajuda bastante”, afirmou o presidente. 

Realizado desde 1938, o JUMs proporciona o encontro de alunos universitários de 19 faculdades de Minas Gerais. Em cada ano, os jogos são sediados em uma cidade mineira. Nesta edição, as competições serão disputadas em Monte Carmelo. 

A universidade campeã ganha uma vaga para os Jogos Universitários de Brasil (JUBs), que ocorrem na segunda quinzena de outubro, em Brasília. Neste ano, o segundo colocado geral ganhará uma vaga para os JUBs Praia, que será realizado no Rio de Janeiro, em setembro, e que é destinado aos esportes praticados na areia. 

Ex-aluno das Faculdades Kennedy, Wellington participou do JUMs em 1997. Na época, os jogos eram realizados em BH, com participação somente de universitários da capital e da região metropolitana. Segundo ele, apenas em 2001, universidades do interior começaram a participar das competições.  

“A CBDU começou a pressionar as federações para fazer os Jogos para todo estado, não só para a capital. Com isso, fomos atrás das faculdades do interior e hoje nós temos universidades filiadas de norte a sul e leste a oeste no Estado”, destacou Wellington.

Até o momento, 1,2 mil atletas estão inscritos, mas a expectativa é de que 1,6 mil disputem os jogos no fim de março. O período de inscrição para a edição 2024 está aberto até o dia 20 deste mês. 

As Faculdades Kennedy e Promove também terão representantes nos jogos deste ano. A estimativa é de que a delegação das duas instituições levem 10 atletas para a competição. 

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond 

Leia mais 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por