Trovão Azul pode abrir seis pontos para o Ipatinga e secará o Tigre de Aço na rodada seguinte
URT encara clássico contra o Mamoré para ficar próximo da volta à elite mineira (Reprodução / Instagram URT)
O Módulo II do Campeonato Mineiro entra na reta final da segunda fase com a URT podendo colocar um pé na elite nacional no Clássico do Milho, caso vença o rival Mamoré, já eliminado na disputa pelo acesso. Contra o Sapo, o Trovão Azul pode chegar a nove, abrindo seis de diferença para o Ipatinga, o segundo colocado. O clássico acontecerá no sábado (12).às 18h30, no Zama Maciel, dois dias após o clube completar 86 anos de história.
Na rodada seguinte, a URT ficará de camarote secando o Tigre de Aço, que enfrentará o Mamoré, em Patos de Minas. Caso o Sapo vença, ou o duelo fique empatado, o Trovão garantirá matematicamente o acesso, e enfrentará o Ipatinga na última rodada apenas para cumprir tabela e celebrar a volta a elite e a vaga na decisão do Módulo II.
O time tenta repetir o feito de 2013 quando sagrou-se campeão da competição. Em 1994 e 1998, a URT ficou com o vice-campeonato. Além destas conquistas o clube conta ainda com o bicampeonato da Taça Minas Gerais (1999/2000) e o título de campeão do Interior em 2016 e 2017.
A última participação no Módulo I aconteceu em 2022, quando o time foi rebaixado ao lado do Uberlândia. As melhores colocações recentes na elite foram em 2005 e 2016 com um terceiro lugar.
No Grupo D, o Democrata-SL receberá o North para abrir vantagem sobre o time de Montes Claros e se aproximar de um “bate-volta”. As duas equipes estão empatadas com quatro pontos com o time de Sete Lagoas liderando no critério de desempate. O confronto acontecerá no sábado (12), às 16h, na Arena do Jacaré.
Para o North, uma vitória também pode deixar o time próximo do tão sonhado inédito acesso. Criado em junho de 2022, o time já conta na prateleira com o título da segunda divisão, no ano da fundação. Em 2023, o clube terminou na oitava colocação do Módulo II. No ano seguinte, o acesso bateu na trave com a segunda colocação na fase triangular, ficando atrás do Aymorés, que garantiu o acesso.
North na briga pelo inédito acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro (Reprodução / Instagram North)
Sem pontuar, a Patrocinense torce por um empate para entrar nas duas últimas rodadas precisando vencer os dois adversários para voltar à elite.
Leia mais