Trio de peso

VÍDEO: Fifa revela as três mascotes da Copa do Mundo de 2026; conheça

Canadá, México e Estados Unidos terão personagens que representam símbolos nacionais e posições do futebol

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
25/09/2025 às 13:28.
Atualizado em 25/09/2025 às 13:36
Maple the Moose, do Canadá, Clutch the Bald Eagle, dos Estados Unidos, e Zayu the Jaguar, do México (Fifa/Reprodução)

Maple the Moose, do Canadá, Clutch the Bald Eagle, dos Estados Unidos, e Zayu the Jaguar, do México (Fifa/Reprodução)

A Fifa apresentou, nesta quinta-feira (25), as três mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada em três países: Canadá, México e Estados Unidos. Cada nação anfitriã terá um personagem que representa símbolos nacionais e ocupa uma posição específica no campo de futebol.

As mascotes são "Maple the Moose", do Canadá, "Clutch the Bald Eagle", dos Estados Unidos, e "Zayu the Jaguar", do México.

"Maple the Moose" será o goleiro, camisa 1 da equipe, representando o Canadá. O alce leva o nome da folha presente na bandeira do país.

Para os Estados Unidos, a mascote é "Clutch the Bald Eagle", um meio-campista criativo que veste a camisa 10. A águia-careca é um dos símbolos dos EUA, e o termo "clutch" é usado no país para destacar atletas importantes em momentos decisivos.

Já o México será representado por "Zayu the Jaguar", um atacante de número 9. O nome vem do náuatle, língua falada pelos astecas, e significa “jovem”. A mascote remete ao felino marcante da cultura mexicana, apresentando velocidade e garra.

Tradição

A tradição dos mascotes em Copas do Mundo começou em 1966, com o leão Willie, na Inglaterra. Desde então, cada edição do torneio apresentou personagens próprios. Esta será a 16ª edição a contar com mascotes oficiais. Apenas em 1974 (Alemanha Ocidental, com Tip e Tap) e em 2002 (Coreia do Sul e Japão, com Ato, Kaz e Nik) houve mais de um mascote.

Formato da Copa de 2026

A Copa de 2026 terá um aumento no número de seleções, com 48 países participantes. Esta será a primeira vez que um Mundial contará com três sedes.

As equipes serão divididas em 12 grupos na fase inicial. Os dois melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata. A Fifa separou as partidas em três grandes áreas — Costa Oeste, Central e Costa Leste —, e cada uma das 48 seleções jogará a primeira fase em uma dessas regiões.

A partida de abertura da Copa do Mundo de 2026 será no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na Cidade do México, com a participação dos donos da casa. A final acontecerá em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

A fase de grupos terá 72 jogos, em todas as sedes, e ocorrerá entre 11 e 27 de junho. A primeira parte do mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, em 14 cidades. As oitavas de final acontecerão em oito estádios, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, a Copa do Mundo terá partidas apenas nos Estados Unidos.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por